Justiça manda prefeito de Jequié reassumir cargo após afastamento e possível impeachment; investigação é mantida
Justiça manda prefeito de Jequié reassumir cargo após afastamento e possível impeachment; investigação é mantida
A Justiça determinou que Sérgio Gameleira (PSB) reasumisse o cargo de prefeito na cidade de Jequié, um dia após a posse do vice-prefeito. A decisão do juiz Armando Duarte Mesquita Junior, publicada nesta sexta-feira (19/6), é tomada na mesma semana em que o gestor foi afastado por irregularidade administrativa e possível impeachment. A investigação, no entanto, está mantida.
Na última quinta-feira (17/6), a Câmara de Vereadores de Jequié aprovou uma denúncia contra Sérgio Gameleira (PSB) e determinou o pagamento de multa de R$ 7 milhões. Ele é acusado de improbidade administrativa por causar prejuízos aos cofres públicos de aproximadamente R$ 5 milhões.
Dez vereadores votaram pelo recebimento da acusação, enquanto seis foram contrários ao afastamento de Gameleira por 90 dias. Na quinta (19/6), Hassah Iossef Andrade, que era vice prefeito, assumiu o cargo.
A decisão liminar que pede o retorno de Sérgio Gameleira é resposta a um mandado de segurança "em virtude de suposta violação de direito líquido e certo decorrente de ato ilegal praticado pelo presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Jequié". O juiz considerou que não havia quórum suficiente na sessão nem motivação comprovada para a saída, tornando inválido o decreto municipal.
Nem Gameleira nem o seu vice comentaram a decisão publicamente. Ainda não há informações de quando o eleito reassumirá o cargo.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.