Iluminação especial no Palácio Rio Branco celebra Dia das Nações Unidas neste sábado
Iluminação especial no Palácio Rio Branco celebra Dia das Nações Unidas neste sábado
O Palácio Rio Branco, um dos mais belos cartões postais de Salvador e edificação secular da história baiana, que atualmente abriga a Secretaria da Educação do Estado, está iluminado de azul desde as 18h deste sábado (24), em comemoração ao Dia das Nações Unidas. Celebrado em todo o mundo, a ação marca os 70 anos de criação da entidade.
A Segunda Guerra Mundial, realizada entre 1939 e 1945, envolveu a maioria dos países do mundo e causou mais de 70 milhões de mortes. Para propagar a paz durante esse trágico conflito militar, a ONU foi criada em 24 de outubro de 1945 através da Carta das Nações Unidas – acordo que forma e estabelece a organização. Com a ratificação deste documento fundador pela maioria de seus signatários, incluindo os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança, as Nações Unidas passaram a existir oficialmente.
Atualmente a ONU também defende outros princípios, como a democracia, os direitos humanos e o desenvolvimento sustentável. Para cumprir essa missão, a ONU conta com a ajuda de 193 estados membros – entre eles, o Brasil – e diversas organizações e programas que são subordinados a ela, tais como a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).