Ibama determina recolhimento de brigadas de combate a incêndios por falta de verbas
Ibama determina recolhimento de brigadas de combate a incêndios por falta de verbas
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) determinou que todos os agentes de combate a incêndios do órgão, que estivesse em campo no país, voltem imediatamente para as suas bases, a partir desta quinta-feira (22/10).
O documento, que foi encaminhado para todas as bases na noite da quarta-feira (21/10), é direcionado para bases que atuam em todas as regiões do país, incluindo o Pantanal e a Amazônia. O ofício é assinado pelo chefe do Centro Especializado Prevfogo do Ibama, Ricardo Vianna Barreto.
Ele orienta ainda que os profissionais permanecem na base, aguardando ordens para atuação operacional em campo. A decisão ocorreu porque o Ibama enfrenta uma crise com o Ministério da Economia, alegando que o órgão tem segurado a execução financeira do orçamento do instituto.
"Determino o recolhimento de todas as Brigadas de Incêndio Florestal do IBAMA para as suas respectivas Bases de origem, a partir das 00:00H (zero hora) do dia 22 de outubro de 2020, onde deverão permanecer aguardando ordens para atuação operacional em campo", diz o documento.
As queimadas na Amazônia e no Pantanal atingiram recordes históricos. Segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o número de focos de incêndio registrados na Amazônia de janeiro a setembro deste ano foi o maior desde 2010. Naquele ano, foram 102.409 pontos de fogo na floresta de 1º de janeiro a 30 de setembro. Em 2020, no mesmo período, foram 76.030.
Ainda de acordo com o Inpe, o Pantanal teve 14% do bioma queimado apenas em setembro. Esta também é a maior devastação anual do território causada pelo fogo desde o início das medições, em 2002. A área atingida no ano chega a quase 33 mil km², que equivale à soma do território do Distrito Federal e de Alagoas.
LEIA MAIS: Taxista é executado junto com jovem de 22 anos após atender corrida de casal em Salvador
LEIA MAIS: Mais de 180 reservistas da PM baiana são convocados para preenchimento de cargos não operacionais
Acompanhe todas as notícias sobre o coronavírus
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.