Geral

HGE DOIS: Unidade passa a funcionar nesta terça; Atendimento continua sendo pelo mesmo local

HGE DOIS: Unidade passa a funcionar nesta terça; Atendimento continua sendo pelo mesmo local

Por Da Redação

HGE DOIS: Unidade passa a funcionar nesta terça; Atendimento continua sendo pelo mesmo localfalse

“Passa a funcionar agora o complexo do HGE, e, com essa inauguração, a unidade do HGE 1 começa a passar por modernização, com reformas gradativas nas unidades e setores. Esse hospital faz parte de uma série de investimentos, com os futuros hospitais da Mulher, do Cacau e da Chapada, entregues até o início do próximo ano, além do Hospital Metropolitano, que será construído em Lauro de Freitas”.


Foi com essas palavras que o Governador da Bahia, Rui Costa, inaugurou o Hospital Geral do Estado 2 (HGE 2) na manhã desta segunda-feira (26/9).  Instalado em um espaço de 14 mil metros quadrados, a unidade é referência na saúde do Estado para procedimentos cirúrgicos de média e alta complexidade, servindo de suporte para o primeiro atendimento desses pacientes, que continuarão sendo recebidos no HGE 1, e depois encaminhados à nova unidade.


Além de expandir a assistência com alas novas, como o Centro de Queimados e uma sala para transplantes, o tempo de espera dos pacientes será reduzido e a capacidade para casos de vítimas de traumas, como acidentes automobilísticos, perfurocortantes e emergências cirúrgicas, será aumentada.


O novo HGE possui 161 novos leitos, sendo 52 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), incluindo oito para crianças e quatro para queimados, além de 11 novas salas de cirurgia. Cerca de mil novos empregos foram criados para profissionais da saúde, entre médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, assistentes sociais e técnicos.


Para a população, o atendimento e regulação continuarão funcionando pela porta de entrada do HGE 1, como explica o diretor-geral do complexo hospitalar, André Luciano Andrade.


“O HGE 2 é o que chamamos de hospital de retaguarda, um espaço para o segundo tempo de atendimentos. Todo o primeiro atendimento de emergência continuará sendo pelo HGE 1. A questão é que, com 27 anos de uso, a estrutura do primeiro hospital não comportava mais a demanda e precisávamos de uma estrutura que fizesse essa função de receber os pacientes que já foram atendidos”, contou o diretor.


Foto: Camila Souza/GOVBA


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.