Estudante de medicina prescreve receita ilustrativa para paciente que não sabe ler
Estudante de medicina prescreve receita ilustrativa para paciente que não sabe ler
Para ajudar um paciente que não sabe ler a estudante de medicina Manuela Lemos prescreveu a receita de um jeito diferente. Ao invés das indicações por escrito, colocou desenhos e fitas coloridas. Em uma das consultas, foi descoberto que o paciente hipertenso e diabético, que estava em acompanhamento há três meses tomava os medicamentos “da forma que achava certo” e não seguia o tratamento por não saber ler.
Quando retornou a UBS Condor, em Belém-PA, nesta quarta-feira (5/9) para mais uma consulta, o senhor foi atendido por Manuela, que adesivou as caixas junto com a médica do módulo de Medicina da Família e Comunidade, Raysa Pinheiro, e preparou a prescrição para o senhor que apesar de ter os remédios marcados não lembrava o significado das fitas e sabia apenas identificar as horas no relógio.
Raysa teve a ideia de marcar as medicações com fitas coloridas para ajudar os pacientes que não sabiam ler a identificar as caixas. Após a irmã de Manuela divulgar em uma rede social uma foto da prescrição, a publicação viralizou e teve mais de 40 mil compartilhamentos. “Confesso que foi um atendimento muito emocionante, até a Manu lagrimou (eu vi)! Para encerrar o dia, recebo uma marcação no facebook, com a nossa receitinha e mais de 40 mil compartilhamentos da mesma. O que eu quero com isso? Somente AGRADECER! Ao contrário do que muitos pensam, ser MFC não é fácil, mas a gente aprende a superar as dificuldades com amor”, comentou Rayssa em um agradecimento publicado em rede social.
LEIA MAIS: Projeto que dá desconto de até 90% em multas da Sefaz é proposto pelo Governo
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuonline.com.br/aovivo e no facebook.com/aratuonline