Encerrada greve de professores da Universidade Federal da Bahia
Encerrada greve de professores da Universidade Federal da Bahia
Após mais de 140 dias de paralisação, professores da Universidade Federal da Bahia (UFBA) decidiram encerrar a greve da categoria, em assembleia realizada na tarde desta quarta-feira (14). Ontem, o Sindicato dos Professores das Instituições Federais da Bahia (APUB) disse ao Aratu Online que a tendência era essa.
A greve, iniciada no dia 28 de maio, teve adesão de 50 instituições em todo Brasil, e foi o último recurso encontrado pelos docentes federais diante do impasse com o governo federal na negociação da pauta de reivindicações da categoria, que são: defesa do caráter público da educação, condições de trabalho, garantia da autonomia universitária, restruturação da carreira e valorização salarial de ativos e aposentados.
A APUB disse que não há previsão para a volta às aulas. Foram 129 votos a favor do fim da paralisação, 30 pela manutenção e três abstenções. O comando geral da greve indicou, na semana passada, que professores das instituições paralisadas deveriam pôr fim à greve entre os dias 13 e 16 de outubro.