DIVERSIDADE SEXUAL: Ações em Salvador marcam o Dia Nacional da Visibilidade Trans
DIVERSIDADE SEXUAL: Ações em Salvador marcam o Dia Nacional da Visibilidade Trans
O coletivo De Transs Pra Frente tem como ponto alto as ações que marcam o Dia Nacional da Visibilidade Trans, que é comemorado todo 29 de janeiro, preparando uma programação variada que discutirá a saúde, direito, arte, resistência e ativismo trans e travesti no Teatro Gregório de Mattos, entre 27 a 29 de janeiro de 2017.
A Semana da Visibilidade Trans mobilizará cursos, oficinas, workshops, palestras, mesas redondas, apresentações musicais e ativismo, tendo como protagonistas homens e mulheres trans, travestis e trans não-bináries, provocando discussões, questionamentos e levando informações de maneira descomplicada e não estereotipada.
Fora do espaço do Teatro Gregório de Mattos, haverá outras ações: no dia 22/01 já está confirmado um curso de Reiki com Andréa Magnoni e um Workshop de Defesa Pessoal com Roddolfo Carvalho, que acontecerão no Ateliê de Artes da Residência Universitária do Corredor da Vitória. Todas as atividades formativas serão gratuitas para pessoas trans e travestis e terão um valor simbólico para as que não são trans. Mais informações ou inscrições na página do coletivo no Facebook.
No dia 29/01, às 18h, com o tema Trans-Visibilidade, acontece no Teatro Gregório de Mattos o desfile que dá destaque a jovem marca K’NZANGI ? Estamparia Afro, com autoria de Kawe Nzangi, homem trans e filho de Oxaguian, e a grife Rainha Loulou Couture, da artista Rainha Loulou. Na ocasião, homens e mulheres trans, pessoas não bináries e travestis levarão luz e poesia à passarela com peças exclusivas.
O Dia Nacional de Visibilidade Trans, 29 de janeiro, nasceu a partir de uma campanha realizada em 2004 chamada ?Travesti e Respeito?. De acordo com a ativista transfeminista Viviane Vergueiro, nos anos seguintes a ANTRA (Associação Nacional de Travestis) e outras organizações resolveram celebrar esta data como um dia de visibilidade e desde então todo ano acontecem ações neste sentido.
“No De Transs pra Frente, a gente tem este ano a possibilidade de continuar essa história de celebrações e participar com outras instituições e outros movimentos das ações por este dia de visibilidade. O De Transs pra Frente se relaciona com esse contexto de lutas, ao tentar visibilizar algumas questões que estão envolvendo essa população, como por exemplo no campo da saúde, da reflexão teórica e das expressões culturais/artísticas, que são áreas onde que a gente tem que tensionar muito ainda pra poder existir com tranquilidade e dignidade?, acrescenta.
O De Transs Pra Frente é um evento mensal, que acontece desde maio de 2016 no Teatro Gregório de Mattos e nasceu para suprir a necessidade de se falar das urgências do movimento trans e travesti em primeira pessoa, onde pautas como a violência sistemática, construções sociais de gênero, dificuldade de acesso à saúde, educação, trabalho e moradia são discutidos e evidenciados na voz e produção de um coletivo composto majoritariamente por pessoas trans e travestis.
Em tempos de retrocesso de direitos e crises políticas e econômicas, fazer com que essas vozes sejam ouvidas respeitosamente se faz ainda mais necessário.
Programação:
27/01
14h – 17h30 Oficina de Numerologia (facilitadora: Andréa Magnoni)
18h – 19h Abertura: Pocket Show com Vércia e a Banda Muriquins, participação especial de Théo Meireles, Theo Gonçalves e Caic Tiben.
19h – 20h40 Palestra “Despatologização Trans e Travesti” (palestrante: Viviane Vergueiro)
28/01
14h -16h Oficina de Autoaplicação Hormonal com o médico Fernando Meira
16h – 18h Workshop sobre Retificação de Documentos com a Drª. Eva Rodrigues e o Dr. Cacá Ribeiro, e os homens trans Bruno Santana e João Hugo
18h30 – 20h40 Mesa – “Infância e Adolescência Trans e Travesti? (Mediadora: Viviane Vergueiro)
29/01
14h – 17h Oficina de Ginecologia Natural para Homens Trans e Transmasculinos e Automaquiagem para Mulheres Trans, Travestis e Transfemininas
18h – 19h Mulheres trans, pessoas não-bináries e travestis desfilam o lançamento da marca Rainha Loulou Couture e homens trans desfilam trajes da grife K’NZANGI ? Estamparia Afro
19h – 20h40 Mesa ? Tensionando a Cisgeneridade a partir da Visibilidade Trans e Travesti (Mediador: Diego Nascimento)
SERVIÇO:
O quê? De Transs Pra Frente na Semana da Visibilidade Trans 2017.
Quando? De 27 a 29/01/2017.
Onde? Teatro Gregório de Mattos (Praça Castro Alves).
Quanto? Pague quanto puder.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos na página facebook.com/aratuonline e também pelo youtube.com/televisaoaratu.