DESOCUPAÇÃO: Estudantes liberam seis unidades da UFRB após dois meses de protesto
DESOCUPAÇÃO: Estudantes liberam seis unidades da UFRB após dois meses de protesto
Após dois meses de ocupação, estudantes da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) desocuparam os seis campi da instituição nesta quinta-feira (29/12). A decisão veio após um acordo firmado entre a instituição e o movimento estudantil na última terça-feira (27/12).
As ocupações dos estudantes tiveram início no mês de outubro em protesto contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 55, que estabelece o congelamento dos gastos públicos pelos próximos 20 anos.
As unidades da UFRB que foram liberadas ficam nas cidades de Feira de Santana, Cruz das Almas, Cachoeira, Santo Antônio de Jesus, Amargosa, e Santo Amaro.
Uma reunião será marcada pelo Conselho Acadêmico (Conac) para fazer os ajustes no calendário acadêmico.
Veja, na íntegra, a nota divulgada pela Reitoria da UFRB:
A Reitoria da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), honrando o compromisso institucional em defesa da Universidade, após diálogo com o movimento de ocupação dos estudantes, vem a público informar sobre acordo firmado com o movimento estudantil e consequente desocupação dos prédios institucionais em todos os campi.
Conforme deliberado durante reunião de negociação com o movimento estudantil, ocorrida nesta terça-feira, 27 de dezembro, a desocupação dos prédios acontecerá até às 12h da quinta-feira, 29 de dezembro.
Em virtude do acordo firmado, o reitor da UFRB e presidente do Conselho Acadêmico (CONAC), Silvio Soglia, comunica a revogação ad referendum de decisão do CONAC, ocorrida no dia 17 de novembro, que deliberou sobre a suspensão do cronograma de atividades de ensino e de gestão acadêmica e consequente retorno às aulas em 09 de janeiro de 2017. Para ajuste do calendário acadêmico, uma reunião do CONAC será realizada.
A Reitoria reforça, assim, seu engajamento com a luta em defesa da Universidade pública e de qualidade, pautada na busca pela excelência acadêmica e inclusão social.
Cruz das Almas, 27 de dezembro de 2016.
Silvio Luiz de Oliveira Soglia
Reitor da UFRB
LEIA MAIS: FEIRA DE SANTANA: Após 50 dias de ocupação, movimento estudantil deixa reitoria da UEFS
LEIA MAIS: OCUPAÇÃO NO IFBA: Estudantes protestam contra a PEC 55 em Salvador e interior do estado
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos na página facebook.com/aratuonline e também peloyoutube.com/televisaoaratu.