Geral

DESAFINARAM: Veja a lista dos cantores que quase perderam seus ?instrumentos? de trabalho

DESAFINARAM: Veja a lista dos cantores que quase perderam seus ?instrumentos? de trabalho

Por Cris Almeida

DESAFINARAM: Veja a lista dos cantores que quase perderam seus ?instrumentos? de trabalhomontagem/Aratu Online

Nem toda garganta aguenta os falsetes emitidos pela MC Melody, muito menos as de quem usa a voz como instrumento de trabalho há anos.


Artistas do Brasil e do mundo já convivem com esse problema muito antes da mini funkeira nascer. A cantora Shakira, por exemplo, precisou cancelar uma turnê pela Europa após sofrer com uma hemorragia nas cordas vocais.


LEIA MAIS: BLACK FRIDAY: Conheça as dicas para não cair em cilada e conseguir preços mais baixos


LEIA MAIS: CUIDADOS: Torcedores poderão realizar testes rápidos para diagnóstico de DST?s na Arena Fonte Nova


O Aratu Online separou cinco cantores que já sofreram ou sofrem com a falha do seu principal instrumento de trabalho.


Confira:


1. Shakira



A colombiana Shakira, conhecida pela potência vocal, cancelou a turnê ‘El Dorado’ que faria nesse mês após ser diagnosticada com hemorragia nas cordas vocais. A notícia foi divulgada pela própria cantora no Instagram.


“Aos meus fãs e amigos. Nos últimos cinco meses, tenho me dedicado à preparação para a turnê mundial El Dorado. Exatamente nos últimos dias antes dos meus primeiros shows, tenho que viver os momentos mais difíceis da minha carreira. Mas no final de outubro, na reta final de meus ensaios, senti uma rouquidão que me impedia de cantar. Os médicos detectaram que havia uma hemorragia na minha corda vocal direita. Desde então mantive a voz em repouso como os especialistas recomendaram para me recuperar a tempo de meu primeiro concerto em Colonia?.



2. Zezé di Camargo


DESAFINARAM: Veja a lista dos cantores que por pouco não perderam seus ?instrumentos? de trabalho


O cantor Zezé di Camargo, da dupla com seu irmão Luciano, já passou por momentos tensos durante alguns shows que fez na carreira. Em 2008 Zezé passou por uma cirurgia nas cordas vocais e, desde então, a potência da sua voz não é a mesma do início da carreira.


Logo no início de uma apresentação que faria em Olinda, Pernambuco, a voz do cantor sertanejo falhou e ele não conseguiu atingir algumas notas mais agudas das canções, fazendo com que o público deixasse o local na metade do show da dupla.



3. John Mayer


DESAFINARAM: Veja a lista dos cantores que por pouco não perderam seus ?instrumentos? de trabalho


O norte-americano John Mayer passou por duas cirurgias nas cordas vocais – a mais recente em agosto de 2012 -. De acordo com uma entrevista que concedeu à Rolling Stone, o cantor acredita que “sua voz jamais será a mesma”.


“Tudo mudou na minha voz. Eu não tenho mais tanta projeção. Minha risada mudou. Eu fui encontrando novas maneiras de fazer tudo – novas formas de falar, novas formas de rir. Agora eu me pergunto se consigo fazer minha voz voltar à sua antiga forma, para que eu possa cantar e fazer com ela o que quero fazer com ela”, declarou Mayer.



4. Adele


DESAFINARAM: Veja a lista dos cantores que por pouco não perderam seus ?instrumentos? de trabalho


“Tive de me esforçar muito mais do que normalmente faço. Me sentia como se tivesse de constantemente limpar minha garganta, especialmente ontem. Fui visitar meu doutor de garganta nesta tarde porque minha voz não abria de forma alguma e parece que danifiquei minhas cordas vocais”, declarou a cantora Adele, se referindo ao problema que a deixou fora da turnê “The Finale”, produzida para arrecadar fundos para as vítimas do incêndio que destruiu a Grenfell Tower, na capital britânica, cidade natal de Adele.


Por indicação médica, durante quase um ano a cantora precisou criar uma linguagem de sinais própria, compreendida apenas pelo seu marido, para poupar a voz.



5. Gilberto Gil



Toda poesia de Gilberto Gil precisou ser interrompida quando o cantor apresentou problemas de voz, durante um show que fez em Brasília, em 2012. Após cantar as quatro primeiras músicas do ‘Concerto de cordas e máquinas de ritmo’, Gil se desculpou e encerrou apresentação.


?A voz se foi?, disse o ex-ministro da Cultura, que já havia feito uma turnê de 33 dias pela Europa. O público compreendeu a situação e aplaudiu o artista de pé.



VOZ DOS ESPECIALISTAS


De acordo com a fonoaudióloga e coaching, Emile Rocha, a preferência é sempre pela prevenção. “Com alguns cuidados é possível prevenir essa disfonia. Os profissionais da voz precisam de acompanhamento constante de especialistas para que esses cuidados sejam desenvolvidos. Essa é a grande ‘coisa’ da fonoaudiologia, não é só para remediar, mas principalmente para prevenir, que é o ideal sempre”.


A profissional pontua ainda que a hidratação é sempre a primeira dica para quem quer cuidar das cordas. “Quem usa a voz como instrumento de trabalho tem que saber também que aquecer é indispensável. Porque assim como os atletas, eles usam a musculatura de forma intensa, então aquecer faz com que aumente a circulação sanguínea e as cordas fiquem mais flexíveis, atingindo notas mais altas com mais facilidade e de forma que não prejudique tanto”.


Por fim, Emile explica que “é preciso também realizar o exercício de desaquecimento vocal. Também como os atletas, os profissionais da voz precisam fazer com que a musculatura retorne à formação inicial”.


Além destas dicas, a fonoaudióloga lista ainda alguns hábitos que devem ser evitados não só pelos profissionais da voz. “Ingerir bebidas alcoólicas, fumar, usar drogas ilícitas, pigarrear, ficar muito tempo em locais com ar-condicionado, a fadiga física e até roupas muito apertadas na região do pescoço não são saudáveis para nossa voz”.


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuonline.com.br/aovivo e no facebook.com/aratuonline.


*Publicada originalmente às 08h00 (25/11)


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.