‘DARK WATER’: PF deflagra operação de combate a crimes ambientais no interior do estado
‘DARK WATER’: PF deflagra operação de combate a crimes ambientais no interior do estado
A Polícia Federal deflagra na manhã desta quarta-feira (16/8), com apoio do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), a operação Dark Water, cujo objetivo é combater a prática de crimes ambientais na cidade de Cândido Sales, sul da Bahia. O nome da operação significa ‘água escura’, em inglês, e é uma alusão à caraterística poluída do líquido após a prática dessa atividade.
LEIA MAIS: IMPUNE: Motorista que dirigiu na calçada não será multado, diz Transalvador
Policiais federais e agentes do Ibama cumprem três mandados de prisão preventiva, um mandado de busca e apreensão e três medidas cautelares diversas, de suspensão das atividades de natureza econômica.
As investigações tiveram início em janeiro deste ano, através da Delegacia de Polícia Federal em Vitória da Conquista, sudoeste baiano. Porém, desde 2008 os responsáveis já vinham sendo notificados e advertidos pelos órgãos ambientais. A solicitação da realização de um plano de recuperação da área, emitida nessas notificações, não foi atendida até a presente data.
LEIA MAIS: É FOGO: Incêndio destrói veículos em garagem da Prefeitura de Santo Estevão
A atividade ilegal consiste no lançamento de resíduos sólidos e líquidos sem o devido tratamento nas águas do Rio Pardo, em Cândido Sales, através da atividade de curtição de couro sem a devida autorização dos órgãos ambientais responsáveis.
Os envolvidos serão autuados pelo crime previsto no artigo 54, inciso V, da Lei 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais), e será expedido ofício à Prefeitura de Cândido Sales para que seja realizada a eliminação dos dejetos de forma adequada, para que não ocorram mais prejuízos ao meio Ambiente.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuonline.com.br/aovivo e no facebook.com/aratuonline.
*Publicada originalmente às 11h28 do dia 16/8