Corpo de Bombeiros Militar da Bahia tem primeiro comandante depois da emancipação
Corpo de Bombeiros Militar da Bahia tem primeiro comandante depois da emancipação
O primeiro comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, o coronel Francisco Luiz Telles de Macedo, tomou posse nesta terça-feira (25), em cerimônia realizada na sede do 10º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM), em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador. A solenidade marca o início do primeiro comando desde a emancipação da Polícia Militar, em novembro de 2014.
Nomeado para o cargo no último dia 14, através de publicação no Diário Oficial do Estado, o coronel afirmou que pretende usar a autonomia dos Bombeiros para melhorar ainda mais o serviço prestado à população e empregar os recursos para isso. “A palavra de ordem é comprometimento para que cada um dos nossos oficiais possam ajudar na construção de uma sociedade melhor. Desde já, firmo o compromisso de servir com a dedicação e empenho com que venho trabalhando desde o dia em que escolhi cumprir a missão de ser militar”.
Inovações legais
O secretário de Segurança Pública do Estado, Maurício Barbosa, e outras autoridades prestigiaram a posse do novo comandante-geral. Para o secretário, o momento marca o começo da nova fase de autonomia administrativa, orçamentária e financeira, que vem juntamente com outras inovações legais, como o Código de Prevenção a Incêndios.
“Estamos aqui para saudar e prestigiar todos os 2.300 oficiais que fazem parte do Corpo de Bombeiros e que não poderiam escolher uma data melhor para essa celebração, senão o dia 25 de agosto, quando também se comemora o Dia do Soldado. A dedicação desses profissionais com a vida da sociedade é algo que merece a homenagem”, falou o secretário.
Currículo
Com 42 anos dedicados à PM, e 12 destes ao Corpo de Bombeiros, o coronel Francisco Luiz Telles de Macedo trabalhava como diretor de Planejamento, Orçamento e Gestão da Polícia Militar, antes da nomeação. Acumula experiência como coordenador de ações dos CBM em grandes eventos como o Carnaval de Salvador, além de ser responsável pela implantação do atual modelo de gestão desse tipo. Além disso, em sua trajetória, também já comandou o Grupamento de Bombeiros de Jequié e de Feira de Santana.