Geral

CONTRA OU A FAVOR? Porte de arma por agentes de trânsito é liberado pelo Senado

CONTRA OU A FAVOR? Porte de arma por agentes de trânsito é liberado pelo Senado

Por Da Redação

CONTRA OU A FAVOR? Porte de arma por agentes de trânsito é liberado pelo SenadoIlustração

Nesta quarta-feira (27/9), o plenário aprovou o Projeto de Lei (PL) que permite o porte de arma para agentes de trânsito, durante exercício da função. O texto, que dá permissão de uso para funcionários da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios, segue para sanção do presidente Michel Temer. Na votação simbólica, apenas 5  senadores foram contra a proposta.


A PL foi proposta ainda em 2008, pelo então deputado na época Tadeu Filippeli, há quase 10 anos, e altera o texto do Estatuto do Desarmamento. Este ano, Filippeli – que atuava como assessor especial de Temer -, foi preso em ação da Polícia Federal (PF). O relator do texto é o senador José Medeiros (Podemos-MT), que defendeu o uso para agentes, esclarecendo que se trataria de um instrumento de trabalho e não um privilégio da categoria.


Apesar da aprovação no Senado, a população não se mostrou favorável à aprovação do PL. A equipe do Aratu Online saiu às ruas para saber a opinião da classe mais interessada: os motoristas. Após pesquisa, ficou claro que a grande maioria é contra a liberação do porte de armas para agentes de trânsito.


LEIA MAIS: BAIXA DA ÉGUA: Um suspeito morre e seis são presos após polícia ser recebida a tiros na localidade


CONTRA OU A FAVOR Porte de arma por agentes de trânsito é liberado pelo Senado


Manoel Lopes, 63 anos, atua como taxista há 15 anos. Para ele, aprovação da PL para agentes de trânsito pode ser tão problemática quanto à liberação para guardas municipais. ?Se você mostrar um pouco de desconforto pode ser perigoso. Policial é policial, agente de trânsito é agente de trânsito. Já tendo muita violência com guarda municipal, e vai ser a mesma coisa com o agente de trânsito?, disse ele.


O motorista de ônibus, Eduardo Santos, 33 anos, pensa da mesma forma. ?Eu não concordo não. Às vezes, esses agentes da Transalvador ficam exaltados sem arma, imagina com o porte de arma?, comentou. Para ambos, a liberação do porte pode acarretar em situações abusivas, uma vez que muitos agentes agem de maneira agressiva. ?A gente já passou por várias situações aqui, por que eles se acham donos do poder com uma caneta, imagina com uma arma?, completa. A cobradora de ônibus, Edinéia Souza, 32 anos, concorda. ?Os guardas municipais acham que eles são preparados, e já acontece muita coisa, e não era pra tá armado, imagina os guardas de trânsito?.


Os motociclistas também se mostram preocupados com a nova emenda. ?O cara com a arma na mão se transforma, por causa do poder, ele muda. Em algumas situações eles correm risco, mas ainda assim não concordo com o porte. Não acho que é necessário, não é polícia?, diz Aldenire C. Oliveira, 32 anos, pedreiro, ressaltando, porém que nunca teve problemas com agentes de trânsito.


LEIA MAIS:  ?AULA PRÁTICA?: Irmãos são presos em curso da PRF que apreendeu 60 Kg de maconha


Apesar da grande maioria ser contra a aprovação da PL, algumas pessoas tentam observar os dois lados da história. Tonho Materia, um dos mais respeitados compositor, cantor e capoeirista do Brasil, diz que é necessário refletir a respeito. ?São dois pesos e duas medidas na verdade. Uma é que, você hoje vive em uma sociedade que está violenta, e dentro de um trabalho onde as pessoas muitas vezes não entendem a sua função, que nesse caso é de autuar, chamar atenção e alertar. Por outro lado, muitos que estão hoje trabalhando já agem com ignorância sem uma arma, imagina com uma?, declarou ele.


CONTRA OU A FAVOR Porte de arma por agentes de trânsito é liberado pelo Senado


Tonho conta ainda que já passou por um caso onde foi abordado por um agente de trânsito de forma agressiva. ?Na situação que passei, quando o cara me reconheceu, virei artista. Se não me reconhecesse, criava um problema. Mas, eu sou um ser humano e meu pavio é curto, e não acontece só comigo, acontece com várias pessoas? ressaltou. Para ele, é necessário que a população tenha conhecimento amplo sobre a aprovação da proposta, para que não haja confusão. ?Eles também não podem se passar como policiais, não é a função deles? completou.


Há ainda quem acredite que a liberação do porte de armas para esses funcionários possa abrir brecha para que outras categorias exijam a mesma distinção. E você, leitor, é contra ou a favor?


LEIA MAIS: URGENTE: Policial Militar é baleado em estacionamento de shopping em Salvador


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuonline.com.br/aovivo e no facebook.com/aratuonline.


Publicado originalmente às 17h28*


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.