Condições de acessibilidade das estações do metrô de salvador são avaliadas
Condições de acessibilidade das estações do metrô de salvador são avaliadas
Uma equipe da superintendência dos Direitos da Pessoa com Deficiência, órgão vinculado à Secretaria da Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), fez, nesta quarta-feira (10), uma visita técnica às estações do metrô de Salvador que já estão em funcionamento para conhecer as condições de acessibilidade do sistema metroviário da capital.
Questões como acesso às estações, instalação do piso tátil, inclinação de rampas e acentos reservados a pessoas com deficiência foram alguns dos itens analisados pela equipe, que constatou adequação às normas de acessibilidade das estações do Acesso Norte, Retiro, Bom Juá, Brotas, Campo da Pólvora e Lapa.
“As estações do metrô estão adequadas do ponto de vista das condições de acessibilidade. Isto é essencial para assegurar a segurança e autonomia das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida ao transporte público, condição fundamental para que a acessibilidade se efetive e assegure o direito à cidade a todos os cidadãos?, analisou a Diretora de Acessibilidade e Políticas Públicas, Marília Cavalcante.
De acordo com a gestora o problema está no meio urbano onde estas estações estão implantadas, faltam ajustes e tratamento nos espaços externos.
O coordenador da área de atendimento e interação com cliente da CCR Metrô Bahia, Mário José Pereira, ressaltou o esforço em garantir plena acessibilidade no sistema metroviário e reconheceu os desafios a serem superados.