Geral

CLIMA NERVOSO: Representantes de movimentos pró e contra governo batem boca durante debate na TV Aratu; Assista

CLIMA NERVOSO: Representantes de movimentos pró e contra governo batem boca durante debate na TV Aratu; Assista

Por Da Redação

CLIMA NERVOSO: Representantes de movimentos pró e contra governo batem boca durante debate na TV Aratu; AssistaRicardo Belens / Aratu Online

O coordenador estadual do Movimento Brasil Livre (MBL), Ricardo Almeida, e um dos líderes do movimento a favor do ex-presidente Lula e militante do Movimento Passe Livre (MPL- Salvador), Walter Takemoto, participaram de um debate caloroso, na manhã desta sexta-feira (18), no programa Bom Dia Bahia, da TV Aratu.


Os militantes foram convidados pela apresentadora Rita Batista para debaterem sobre a atuação dos movimentos sociais diante do cenário político atual. Por vários momentos houve interrupções de falas, o que acalorou mais a discussão.


Segundo Takemoto, o MPL não defende exatamente o governo atual e sim ?o Estado Democrático de Direito e os direitos sociais adquiridos nos últimos anos?.


?Aqueles que estão nas ruas agora contra a Dilma, o PT e o Lula, se fosse há 30 anos estariam presos, torturados ou assassinados, como aconteceu muito na época da ditadura militar. O que eu quero é um Estado Democrático de Direito onde um juiz de primeira instância respeite a constituição, não viole o sigilo e não use o judiciário de forma partidária para perseguir um determinado partido político e um determinado governo?, disse o militante.


Para Ricardo, ao contrário do que vem sendo divulgado pelos pró-governistas, o MBL, enquanto movimento, não é saudosista à ditadura militar e nem pede o seu retorno. Segundo o coordenador, o que há é um consenso de que o atual governo já chegou no seu limite e que o impeachment é um mecanismo válido para que Dilma seja retirada do governo.


?Entendemos que há razões jurídicas de sobra para que a presidente Dilma seja ?impeachmada?. Razões colocadas por juristas de porte como Miguel Reale Júnior e Ives Gandra Martins. Essas manifestações, a maior do Brasil e uma das maiores do mundo, são perfeitamente democráticas e pedem o impeachment que é um elemento da democracia?, relatou.


Ricardo apontou que entre as razões que justificam o pedido de destituição da presidente estão os crimes contra a lei orçamentária [as chamadas ?pedaladas fiscais?], a negligência e a imperícia em relação à gestão da Petrobrás e a delação do Delcídio trás elementos de obstrução de justiça causados pelo poder federal.


Apreensão


Na ocasião, Takemoto foi questionado sobre a sua apreensão sob acusação de ter pichado a sede de uma emissora em Salvador. O militante afirmou que não foi detido por este motivo e sim por um ?agente do serviço de segurança do prefeito ACM Neto?.


?Forjaram um boletim na Central de Flagrantes dizendo que eu havia sido preso na sede da TV Bahia e que comigo foram encontrados latas de tintas. As câmeras dos prédios [na rua onde mora] confirmam justamente o contrário. Foi uma armação forjada para me prender na porta da minha casa?, relatou Takemoto, que afirmou ainda que a Corregedoria da Secretaria de Segurança já abriu um inquérito para apurar o caso.


Confira abaixo o debate:



Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.