Chuvas em Candeias: prefeito decreta Situação de Emergência no município
Chuvas em Candeias: prefeito decreta Situação de Emergência no município
O prefeito de Candeias, município localizado a 33 km de Salvador, Sargento Francisco Silva, decretou Situação de Emergência. A informação foi publicada às 18h, no Diário Oficial desta segunda-feira (13). A cidade tem sofrido com as fortes chuvas nos últimos quatro dias, que atingiram 2.700 pessoas e deixaram 30 casas total ou parcialmente destruídas.
Nas últimas 96 horas, choveu 316 mm, quantidade esperada para todo o mês de abril. A expectativa é que o clima permaneça assim até o final de maio, porém com intensidade menor. De acordo com a Defesa Civil, cerca de 300 casas estão sob risco. Em alguns casos, as famílias foram retiradas de suas residências, em outros, com a melhora do tempo, os técnicos do órgão autorizaram a permanência nos locais.
No domingo (12), o prefeito se manifestou sobre a situação. ?O período de chuva só está começando, ainda teremos mais dois meses, nossa cidade tem uma topografia complicada e não temos como realizar contenções com recursos próprios, já que estamos passando por dificuldades financeiras, precisamos do apoio do Estado e da União e necessitamos também realizar algumas medidas imediatas para atender as famílias que passam por dificuldades?, declarou.
Francisco Silva também informou que recebeu uma ligação do Governador Rui Costa que se colocou à disposição. ?O Governador está atento ao que está acontecendo em nossa cidade, e se colocou a disposição pra ajudar com o que for preciso, e também para ir até o Ministério da Integração Nacional buscar recursos para minimizar esses danos. Na terça-feira (14), estaremos na Governadoria, a pedido do Governador, pra tratar desse assunto?, concluiu.
Chuvas no interior do Estado
As chuvas também castigaram os municípios de Santo Amaro, que tem cerca de 80 famílias desabrigadas, todas conduzidas para a Escola Estela Muttie, e Amargosa, que teve cinco famílias desalojadas. Equipes da Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia estão em ambos os municípios, onde monitoram a situação.
A situação mais grave é a de Santo Amaro, que tem contado com campanhas de doações para ajudar os desabrigados. Em Salvador, elas podem ser feitas na sede das Voluntárias Sociais, localizada na rua Baronesa de Sauípe, no Campo Grande, próxima ao teatro Castro Alves. Em Santo Amaro, os donativos estão sendo recebidos na Escola Estela Muttie.