Geral

Campanha de mobilização contra o mosquito transmissor da dengue será iniciada nesta quinta em Salvador

Por Da Redação

Campanha de mobilização contra o mosquito transmissor da dengue será iniciada nesta quinta em Salvador Bruno Concha/PMS

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Saúde (SMS), iniciará nesta quinta-feira (18/3) a campanha de mobilização contra o Aedes aegypt. Os agentes estarão nas ruas de Salvador durante as quintas e sextas-feiras até o mês de abril, visitando pontos estratégicos para combater a proliferação do mosquito.


Na primeira semana, nesta quinta e na sexta-feira (19/3), as inspeções serão realizadas em cemitérios, templos religiosos, borracharias, pontos de reciclagem e imóveis acumuladores. Na próxima semana, dias 25 e 26 de março, será a vez de praças públicas, bocas de lobo e instituições de saúde como Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), hospitais e clínicas.


Nos dias 1º e 2 de abril, as inspeções acontecem em instituições de ensino municipais, em parceria com a Secretaria Municipal da Educação (Smed). Nos dias 8 e 9 de abril, as equipes estarão em inspeções em hotéis, pontos turísticos e ação em imóveis de acumuladores em parceria com a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) e Secretaria Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre).


Os mercados municipais, feiras livres, parques e estações de transbordo serão vistoriados nos dias 15 e 16 de abril. Nos dias 22 e 23 de abril, as ações ocorrerão em órgãos públicos e em instituições de ensino.


O trabalho preventivo é resultado do monitoramento do Aedes na capital. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), pelo menos 99 casos de dengue, 58 de chikugunya e 18 de zika foram notificados entre janeiro e esta quarta-feira (17/3). De acordo com a subgerente de arboviroses do CCZ, Cristina Guimarães, o mês de março é historicamente pontuado por um aumento do número de ocorrências das doenças transmitidas pelo mosquito na cidade.


“Fecharemos o cerco ao Aedes com a eliminação de focos em diversas áreas da capital, reforçando a necessidade de cada cidadão também contribuir com o trabalho dos agentes de saúde, só que dentro das próprias casas. Para isso, é necessário que as pessoas mantenham boas práticas, como vasos limpos e evitando acumulação de entulho, por exemplo”, explicou Cristina.


LEIA MAIS: Operação Tupinambá: preso no Rio de Janeiro, traficante baiano "Vado Gordo" chega à Salvador


Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.