Bolsonaro venceria Lula, Moro e Doria em primeiro e segundo turno se eleições fossem hoje, aponta pesquisa
Bolsonaro venceria Lula, Moro e Doria em primeiro e segundo turno se eleições fossem hoje, aponta pesquisa
Uma pesquisa mostrou que se as eleições presidenciais fossem hoje, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) seria reeleito em qualquer cenário. Os dados publicados nesta sexta-feira (9/10) fazem parte da pesquisa do EXAME/IDEIA, projeto que une Exame Research, braço de análise de investimentos da EXAME, e o IDEIA, instituto de pesquisa especializado em opinião pública.
No primeiro turno, o presidente receberia 30% das intenções de voto, contra 18% de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e 10% do ex-ministro Sergio Moro (sem partido). Na sondagem ainda aparecem Ciro Gomes (PDT), com 9%, Luciano Huck (sem partido), com 5%, e João Doria (PSDB), com 4%.
No caso de uma disputa de segundo turno, Moro seria o candidato com mais chances de enfrentar Bolsonaro. O ex-ministro aparece com 35% das intenções de voto, e o presidente com 41%. Já contra Lula, Bolsonaro receberia 43% das preferências, diante de 33% do candidato do PT. Contra o governador de São Paulo, o presidente tem uma vantagem maior, com 42% das intenções de voto, frente a 21%.
A pesquisa foi realizada com 1.200 pessoas, por telefone, em todas as regiões do país, entre os dias de 5 e 8 outubro.
REGIÕES DO BRASIL
A pesquisa também estratificou os votos por escolaridade e região. Bolsonaro vence em todos os cenários, com vantagem mais significativa entre aqueles com ensino fundamental (37%). Por região, a maior margem é registrada no Norte (38%), no Centro-Oeste (35%) e no Nordeste (31%).
Analisando o critério de renda, a vantagem de Bolsonaro está na classe C, em que 31% disseram que votariam nele se as eleições fossem hoje. Nas classes A e B o presidente tem 27% das intenções de voto. Já entre os mais pobres, das classes D e E, ele tem 24%.
No extrato mais pobre da população, após o presidente, Ciro Gomes e o apresentador Luciano Huck seriam os mais votados no primeiro turno e receberiam cada um 18% das intenções de voto.
LEIA MAIS: Cambistas são presos após venda de bilhetes do Sistema Ferry-Boat; valor chega a R$ 50
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.