ASSUSTADOR: Qual a relação entre esta sexta-feira 13 e Salvador? Veja
ASSUSTADOR: Qual a relação entre esta sexta-feira 13 e Salvador? Veja
O encontro do dia 13 com a sexta-feira representa, há muito tempo, má sorte. As crendices e contos que envolvem essa tal coincidência, volta e meia pega todo mundo de surpresa, deixando os mais supersticiosos tensos.
O cinema norte-americano, por sua vez, imortalizou esta data com uma sequência de filmes de terror protagonizada por Jason Voorhees, um serial killer que ataca sempre nessa mesma data.
Em Salvador, a má sorte não espera a reunião entre a sexta e o 13º dia do mês. Os números de assalto a ônibus, acidente de trânsito, violência contra a mulher e incêndio de coletivos também são assustadores, independente da data.
O Aratu Online listou a aterrorizante quantidade de notificações do ano passado em Salvador. E nem todas foram numa sexta-feira 13.
Confira:
Assaltos
Pouco mais de 2.000 assaltos a coletivos foram registrados em Salvador em 2016. Os dados informados pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) registrou uma média de seis assaltos por dia.
O bairro que lidera o ranking de assaltos é o Rio Vermelho, com 189 roubos a coletivos. Em 2015 foram 104 casos registrados.
A forma de ação dos bandidos também mudou. Ainda de acordo com o órgão, os pontos de ônibus passaram a receber um significativo aumento de notificações, alguns chegaram a ficar famosos pela insegurança. Os principais motivos apontados pela polícia são falta de iluminação e pontos muito isolados.
LEIA MAIS: CORREDOR DA VITÓRIA: Três são procurados após assalto a banco; Dois foram apresentados
LEIA MAIS: ASSALTO: Mulher que morreu após pular de ônibus fugia de falsos baleiros; Quatro ficaram feridas
LEIA MAIS: NÃO DEU: Homem é preso após praticar assaltos junto com adolescente em Salvador
Acidente de trânsito
Em 2016, Salvador registrou mais de 1.300 casos de acidente de trânsito. Desse número, 601 são de acidentes com coletivos na capital. Porém, de acordo com a Transalvador, a queda foi de 234, comparado ao mesmo período de 2015.
O órgão de trânsito registrou 293 vítimas de acidentes com coletivos ? 26 a mais do que em 2015. A frota de ônibus na capital baiana é composta por 2.600 veículos, segundo a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob).
LEIA MAIS: LOBATO: Policial fica ferido após se envolver em acidente de trânsito na Avenida Suburbana
LEIA MAIS: VEJA VÍDEO: Engavetamento de 13 veículos provoca congestionamento no trânsito da BR-324
LEIA MAIS: CONTRA OU A FAVOR? Porte de arma por agentes de trânsito é liberado pelo Senado
LEIA MAIS: SEMANA DO TRÂNSITO: Detran investe em tecnologia e ?cobra? famosos e anônimos infratores
Violência contra a mulher
Para uma ?sexta 13?, nada mais assustador que os quase 10 mil casos de violência contra a mulher registrados pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), em 2016. Foram 210 estupros ocorridos em Salvador. A violência contra a mulher também é demonstrada nos 3.349 casos registrados de lesões corporais dolosas, aquela em que o agressor tem a intenção de ferir.
LEIA MAIS: VIOLÊNCIA: Mulher é assassinada atrás de condomínio na Avenida Gal Costa
LEIA MAIS: CRIME NA CAPELINHA: Mulheres mortas com mais de 50 tiros em São Caetano são identificadas
LEIA MAIS: Mulheres mortas em São Caetano foram resgatadas no Lobato e atingidas por mais de 50 tiros
Queima de coletivos
Segundo dados da Secretaria de Mobilidade de Salvador (Semob), em 2016, mais de 30 ônibus foram queimados em Salvador. Alguns tiveram perda total e outros foram apenas danificados, somando prejuízo de milhões e reais, de acordo com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Salvador (Setps).
LEIA MAIS: RESPOSTA: Preso segundo jovem envolvido em queima de ônibus no Stiep
LEIA MAIS: Homem assassinado por ?motoqueiros fantasmas? motivou queima de ônibus no Pau Miúdo
LEIA MAIS: CLIMA QUENTE: Policiamento é reforçado em São Cristóvão após queima de ônibus
Publicado originalmente dia 13/1/2016 às 18h15
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos na página facebook.com/aratuonline e também pelo youtube.com/televisaoaratu.