ASSALTO NA BR-324: Criminoso morto a tiros tinha passagem pela polícia; Imagens de fugitivo são divulgadas
ASSALTO NA BR-324: Criminoso morto a tiros tinha passagem pela polícia; Imagens de fugitivo são divulgadas
O assaltante morto durante a tentativa de roubo ao ônibus da linha Marechal Rondon X Pituba, na manhã desta terça-feira (25/10), já foi identificado. Felipe Silva Soares, 20 anos, foi atingido por um dos passageiros na altura da Jaqueira do Carneiro, quando anunciava o assalto.
Segundo os registros policiais, Felipe já acumulava passagens por roubos de veículo, a transeuntes, além de tentar fugir do Hospital Geral do Estado (HGE), quando encontrava-se custodiado. Ainda adolescente, também foi internado em uma Comunidade de Atendimento Socioeducativo (CASE) por cometer delitos.
A polícia teve acesso às imagens das câmeras do ônibus, ao depoimento das testemunhas e já tem pistas sobre o segundo assaltante, participante da ação, que deixou duas mulheres feridas. Também busca informações sobre o passageiro que reagiu.
O caso é investigado pelo Grupo Especial de Repressão a Roubos de Coletivos da Polícia Civil e acompanhado pelo Comitê Integrado de Defesa do Transporte Rodoviário, criado pela Secretaria da Segurança Pública para discutir ações específicas de prevenção e repressão a ataques a ônibus.
Até agosto deste ano, o número de roubo a ônibus em Salvador e Região Metropolitana caiu 4% em relação o mesmo período do ano passado, de acordo com os dados oficiais. Em 2016, quase 400 assaltantes de ônibus foram presos e mais de 60 armas utilizadas nestes crimes foram apreendidas. Principais alvos dos bandidos, os smartphones continuam sendo bloqueados pela Polícia Civil, tornando-os inúteis àqueles que roubam ou adquirem esses produtos.
Em levantamento feito pelo Aratu Online, ficou constatado que o ônibus onde os crimes foram cometidos hoje é o mesmo no qual seis pessoas foram baleadas na manhã de 22 de julho deste ano. Uma delas era Júlio Farias Costa, 46 anos. Ele foi atingido na barriga, não resistiu ao ferimento e morreu.
A vítima fatal morava em Marechal Rondon, trabalhava como encarregado de obras em um canteiro de construção civil e estava caminho do serviço quando foi atingido.