Geral

Após STJ, hackers atingem sistemas do Ministério da Saúde e governo do Distrito Federal

Após STJ, hackers atingem sistemas do Ministério da Saúde e governo do Distrito Federal

Por Da Redação

Após STJ, hackers atingem sistemas do Ministério da Saúde e governo do Distrito FederalUOL

Depois da rede do Superior Tribunal de Justiça (STJ) ter sido atacada, um grupo de hackers atingiu os sistemas do Ministério da Saúde e da Secretaria de Economia do governo do Distrito Federal (DF) nesta quinta-feira (5/11). Ainda não se sabe se o mesmo grupo orquestrou os três casos.


Na pasta comandada pelo ministro Eduardo Pazuelllo, ao menos uma parte dos computadores não pode ser acessada com o bloqueio. Um dos aparelhos mostrava a notificação de que foi feita a criptografia da máquina, impedindo de ler todos os arquivos e pastas guardados no dispositivo, segundo o Uol. Os emails com domínios relacionados ao ministério também estão sem acesso. 


O problema foi notado no início da manhã. "Estamos sem acesso à internet, linhas de telefone fixo e e-mails corporativos no Ministério da Saúde", disse a assessoria de imprensa da pasta, por meio de nota. Técnicos afirmaram á reportagem que as máquinas estão com vírus e que se acredita em ataque de hackers. Oficialmente, porém, o Ministério da Saúde afirma apenas que irá apura o caso. "A equipe técnica do Departamento de Informática do SUS (Datasus) investiga o que causou problema e trabalha para o restabelecimento do serviço, mas não há previsão para o retorno do sistema", disse a assessoria ao portal.


Além disso, a Secretaria de Economia do DF informou ter identificado uma tentativa de ataque hacker aos sistemas do governo e, por isso, tirou todos os servidores do ar até resolver o problema. Ainda de acordo com o Uol, o governo do DF afirma que não houve sequestros de dados. 


O tribunal informou que a Polícia Federal investiga o ataque cibernético e que a equipe de tecnologia da corte está trabalhando na recuperação dos sistemas. Na quarta-feira (4/11), após o ataque ao STJ, um recurso da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre o processo da Operação Lava Jato relacionado ao apartamento tríplex do Guarujá foi suspenso até a próxima segunda-feira (9/11).


LEIA MAIS: Candidata a vereadora no Maranhão troca votos por sexo e é presa: verdade ou mentira?


Acompanhe todas as notícias sobre o coronavírus


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.