Após MP, ‘loiras’ viram ‘índio’ em novo cartaz da Lavagem de Santo Amaro; Veja antes e depois
Após MP, ‘loiras’ viram ‘índio’ em novo cartaz da Lavagem de Santo Amaro; Veja antes e depois
A repercussão foi forte e a prefeitura de Santo Amaro voltou atrás. Após exibir um cartaz apenas com mulheres loiras e brancas para divulgar a festa de Lavagem da cidade, a administração municipal trocou a publicação por uma outra — onde um índio com rosto pintado e cocar aparece como novo protagonista.
Se na primeira versão apareciam loiras acompanhadas das hastags “Vai ser impossível ficar parado” agora o indicativo foi de um índio com os dizeres “Tá todo mundo convidado”.
Na tarde da última quarta-feira (13/1), o Ministério Público do Estado da Bahia pediu veto à publicação por considerá-la sem representatividade em relação aos grupos étnicos do município. O promotor de Justiça João Paulo Schoucair, que assinou a peça, indicou a substituição do cartaz.
Em reportagem publicada pelo Aratu Online, utilizando dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), foi constatado que apenas 2,3% da população de Santo Amaro se autodeclara branca. Negros e pardos são 89% e índios — da nova estrela publicitária da festa — representam apenas 0,15% da cidade.
Os números são do censo de 2010, último realizado no país.
Após a repercussão do fato, que incluiu o brado de artistas, como Capinam e Jota Veloso, a prefeitura de Santo Amaro emitiu nota sobre a polêmica e disse que “na terra de Caetano e Bethânia não há espaço para discriminação, preconceito e qualquer injuria racial”.
Como forma de satirizar a primeira publicação da prefeitura santo-amarense, o Aratu Online criou um ‘vídeo meme’ para ironizar um modelo que ignora a história e os laços da cultura negra do Recôncavo. Assista: