SEC reforçou atenção às “fake news”, após áudios de supostos ataques a escolas baianas
SEC reforçou atenção às “fake news”, após áudios de supostos ataques a escolas baianas
Pais e estudantes da cidade de Alagoinhas ( a 124 km de Salvador) viveram uma manhã de muita apreensão nesta quarta-feira (3/4). Não era por menos: áudios com supostas ameaças de ataques a escolas e estabelecimentos comerciais da cidade começaram a circular, em grupos de WhatsApp, desde o início da tarde desta última terça-feira (2/4). Pelas gravações “viralizadas”, algumas escolas estaduais do município são citadas, a exemplo do Colégio Modelo, Cetep e Luiz Navarro de Brito.
A reportagem do Aratu On entrou em contato com a assessoria da Secretaria de Segurança Pública da Bahia, que afirmou “ainda não ter conhecimento dos áudios com as supostas ameaças”. Ao Alta Pressão Online, a Secretaria Municipal de Educação de Alagoinhas informou que “adotou estratégias para manter a regularidade das aulas na rede municipal de ensino de Alagoinhas nesta quarta”.
Ainda segundo o portal, parceiro do Aratu On, o 4° Batalhão da Polícia Militar de Alagoinhas (4° BPM) comunicou , em nota oficial, que, mesmo diante de informações de caráter duvidoso, repassadas de forma irresponsável, o policiamento nas escolas foi intensificado como medida de precaução aos áudios veiculados nesta terça-feira (2/4) e a SEDUC ressaltou que as frotas para ronda escolar também já estão circulando nas escolas de maneira intensificada.
No início da tarde desta terça, a Secretaria de Educação do Estado informou, em nota, ao Aratu On, que “está vigilante e reforçou sua atenção às denúncias e fake news que estão circulando na Bahia, repetindo um movimento que acontece em todo o país, a partir do atentado em Suzano, na grande São Paulo”.
Além disso, ressaltou que “as ocorrências estão sendo investigadas pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) e criar e/ou disseminar fake news é crime e todos os responsabilizados serão devidamente punidos”. Por fim a SEC, esclareceu que “as escolas continuarão funcionando normalmente e há um trabalho permanente sendo realizado nas escolas da capital e do interior do Estado no, sentido de prevenir qualquer tipo de ocorrência”.
LEIA MAIS: Pelé é internado em hospital de Paris após passar mal durante madrugada desta quarta
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuonline.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.