Geral

Alunos fazem abaixo-assinado contra professor que chamou pesquisadora de ?vagabunda e sapatona?; Ouça

Alunos fazem abaixo-assinado contra professor que chamou pesquisadora de ?vagabunda e sapatona?; Ouça

Por Da Redação

Alunos fazem abaixo-assinado contra professor que chamou pesquisadora de ?vagabunda e sapatona?; OuçaReprodução

Um diálogo entre um professor universitário de direito e uma aluna passou longe do que se espera de uma postura acadêmica. Durante a conversa o professor Samuel Milet chamou a doutora e pesquisadora em direito Sinara Gumieri de ?vagabunda e sapatona? enquanto argumentava sobre a palestra ministrada por ela em que abordava a importância de tratar questões de gênero no campo do direito. O caso aconteceu na quinta-feira (20/10) na Universidade Federal de Rondônia.


O discurso de ódio do professor durou pouco mais de quinze minutos, na conversa ele chegou a se referir à pesquisadora como ?bostinha? e ?sapatona doida?, além de chamar a aluna de petista pelo fato de ser contrária a sucessão de insultos feitos contra a profissional. Milet ainda diz que não chama a aluna pelo mesmo adjetivo pejorativo porque ela ainda não fez por onde, do contrário, chamaria ?tenho direito a livre manifestação?, disse.



Ouça o áudio com as ofensas direcionadas à pesquisadora.



Mais uma questão polêmica foi levantada no debate, Milet afirma que as mulheres não lutaram pelos direitos adquiridos, ?quer que eu prove? Quer que eu prove? Vocês sabem quando foi que as mulheres entraram no mercado de trabalho? Foi porque elas lutaram pra isso? Não! Foi porque os homens foram pra guerra e faltaram pessoas pra movimentar as indústrias. 53% da população é formada por mulheres, e quantas deputadas Rondônia tem? Uma federal. E quantas estadual? Duas, mas agora é uma só porque a outra virou prefeita?. A aluna então rebate, ?professor, e é justamente por isso que a gente precisa falar de gênero”.


O professor universitário atribui ao Partido dos Trabalhadores (PT) a ?invenção? dos gêneros. Para ele essa nova classe foi criada pelo partido, antes, no Brasil, existiam pessoas. “É PT quem inventou isso. O PT afasta as pessoas. Antes o Brasil era formado de pessoas, hoje o Brasil é formado de classes. Você viu os gays que estão aí querendo cotas, você tem as mulheres que estão querendo?. Olha, tu como mulher, tu, tu, tu e tu não fizeram nada para ter os direitos que vocês têm”, diz.


Em repúdio, alunos da instituição criaram um abaixo-assinado destinado ao Departamento de Ciências Jurídicas e à Reitoria da universidade para que o docente seja responsabilizado pelo ato.



 


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.