ALERTA: Movimento pró-Lula marca manifestação no mesmo horário dos contrários e há risco de confronto
ALERTA: Movimento pró-Lula marca manifestação no mesmo horário dos contrários e há risco de confronto
O movimento Brasil Frente Livre, ligado a grupos de esquerda e em defesa do ex-presidente Lula, marcou uma manifestação no mesmo local e horário do MBL (Movimento Brasil Livre), que, por sua vez, defende a condenação do petista. Às 20h, no Rio Vermelho, os dois grupos vão se expressar sobre o mesmo tema, mas por vieses ideológicos distintos.
O ex-presidente Lula foi condenado nesta quarta-feira (12/7) a 9 anos e seis meses por corrupção e lavagem de dinheiro no caso do triplex, do Guarujá. A decisão ainda cabe recurso.
LEIA MAIS: DE VERDE E AMARELO: MBL vai comemorar condenação de Lula no Rio Vermelho, reduto da esquerda
LEIA MAIS: ESPECIAL LULA CONDENADO: ?A prisão representa mais um degrau da escalada do Brasil pós-golpe?
LEIA MAIS: URGENTE: Por triplex, Lula é condenado a nove anos e meio de prisão pelo juiz Sergio Moro
“Condenaram a maior liderança política desse país. Vamos pro Rio Vermelho protestar pra mostrar que a gente só faz revolução indo para a rua”, diz Gilmar Santiago, recém eleito presidente do PT na Bahia.
Sobre a presença do Movimento Brasil Livre (MBL) no mesmo espaço, disse que “o espaço é público”. “A gente também tem presença, vamos mostrar que essa condenação de hoje é só mais um passo do golpe”, pontuou.
Já o coordenador do Movimento Brasil Livre, Siqueira Costa Júnior, 42 anos, diz que a escolha do bairro não foi por provocação. ?A cidade não é divida por facções. Tanto eles [petistas] podem ir para a Barra como nós para o Rio Vermelho. Não escolhemos a Barra por questão de logística. Lá é um espaço muito grande, está chovendo e não tem um espaço para se abrigar em caso de chuva?, afirma.
O MBL marcou a manifestação primeiro. No entanto, escolheu um local que é tradicional reduto da esquerda em Salvador. Para demarcar posição os petistas resolveram dividir o mesmo local. A polícia não se manifestou se vai aumentar o efetivo para conter possíveis confusões.
Veja vídeo que explica o passo a passo da condenação de Lula:
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuonline.com.br/aovivo e no facebook.com/aratuonline.
*Publicada originalmente às 19h25