Agronegócio baiano tem crescimento de 5,8% no terceiro trimestre
Agronegócio baiano tem crescimento de 5,8% no terceiro trimestre
O Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio baiano registrou expansão de 5,8% no terceiro trimestre de 2020 na comparação com o mesmo trimestre de 2019. A informação foi divulgada na última segunda-feira (7/12), pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento do Estado da Bahia (Seplan).
No terceiro trimestre de 2020, o PIB do agronegócio totalizou R$ 17,2 bilhões, enquanto o PIB baiano fechou o trimestre em R$ 74 bilhões. Com esses resultados, a taxa de participação do agronegócio na economia baiana alcançou 23,4%. No ano, a participação do agronegócio é de 24,4%. Após um período de retrações em 2019, o ano de 2020 tem sido marcado pelo avanço do setor e, consequentemente, pelo aumento contínuo na participação do PIB total do estado.
Todos os quatro componentes do agronegócio registraram aumento de participação do total do PIB estadual na comparação do 3º trimestre de 2019 e 3º trimestre de 2020. Contribuiu para esse processo a expansão na produção de uma série de lavouras com destaque para cereais (milho, feijão) e lavoura temporária (tomate e batata do reino). Além disso, as oscilações positivas de preços na grande maioria do setor agropecuário contribuíram para esse movimento.
LEIA MAIS: Alta dos transportes e gasolina faz Grande Salvador ter maior segunda inflação do país; veja números
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.