Geral

Com estoque em 'nível crítico', Hemoba promove campanhas de doação de sangue; saiba como doar

Agendamento para doação de sangue pode ser feito de forma online

Por Juana Castro

Com estoque em 'nível crítico', Hemoba promove campanhas de doação de sangue; saiba como doarDivulgação/Hemoba (site oficial)

O estoque de sangue da Hemoba está em nível crítico, com a estimativa de atender apenas a necessidade das unidades hospitalares da Bahia das próximas 48 horas. A informação é da própria Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba).


A preocupação é ainda maior nestes dias devido à Semana Santa e maior fluxo nas estradas, aumentando a probabilidade de acidentes e necessidade de transfusões. Em contrapartida, há menos doações, em consequência de festas familiares e viagens para aproveitar o "feriadão."


Segundo a Hemoba, a transfusão de sangue e de plaquetas é essencial para salvar vidas e utilizada em várias situações, como no tratamento de lesões graves, câncer ou outras doenças e em diferentes tipos de cirurgias.


Dessa forma, como estratégia para mobilizar e sensibilizar a população baiana para abastecer o estoque, a Hemoba tem promovido campanhas para doação de sangue. Em parceria com a Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), de Salvador, realiza a ação “Servidor Solidário”, até o dia 12 de abril, no Hemocentro Coordenador.


Já com a Polícia Militar, a Fundação promove a campanha "Doe uma Gota de Carinho". A abertura acontecerá nesta quarta-feira (27), das 8h às 16h, na Guarnição da Polícia Militar do Centro Administrativo da Bahia (CAB), na capital baiana, com a presença da unidade móvel de coleta (Hemóvel). Serão atendidos policiais militares e voluntários, que residem ou trabalhem na região, para coletas de sangue e cadastros de doadores de medula no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome). A campanha, que utilizará o código de doação 0190, ocorrerá em todas as unidades da Hemoba na capital baiana até o final do mês.


A segunda etapa da ação será em abril com as unidades do interior do estado. Além disso, tem sido realizado o trabalho de captação de grupos de doadores, como das igrejas Universal e Adventista.


De acordo com o diretor-geral da Hemoba, Luiz Catto, o estoque crítico é decorrente do aumento de demandas transfusionais na Bahia, mesmo com o número crescente de doadores. De janeiro a março deste ano, foram feitas 48.373 pedidos à fundação, um crescimento de 17,5% em relação ao mesmo período do ano passado, que registrou 41.163 solicitações.


“Diante da ampliação do atendimento na rede de saúde do estado, com a realização de mais procedimentos, tratamentos oncológicos, transplantes e cirurgias em geral, necessitamos mais do que nunca a colaboração dos doadores regulares em nossas unidades. Acreditamos no espírito de solidariedade da população baiana neste momento tão difícil de nossos estoques”, declarou Catto.


ONDE DOAR


Durante a semana, as unidades móveis de coleta estarão no Supermercado Assaí, em Lauro de Freitas, até sexta-feira (29), das 8h às 16h, e nos dias 26, 28 e 30 no Salvador Shopping, das 8h às 17h, com intervalo para o almoço. Na Sexta-feira da Paixão e no Sábado de Aleluia, apenas o Hemocentro Coordenador funcionará na capital baiana, das 7h30 às 16h30, enquanto as unidades da Hemoba no interior do estado permanecerão fechadas, exceto a UCT de Feira de Santana que abrirá no sábado, das 7h30 às 12h30.


CRITÉRIOS PARA DOAÇÃO


Para doar sangue, o candidato tem que estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 kg e ter idade entre 16 e 69 anos. Lembrando que menores de 18 anos devem ir acompanhados dos pais ou responsável legal, e idosos acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado anteriormente. No dia da doação, o voluntário não pode estar em jejum, não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação e não ter fumado por pelo menos duas horas antes do procedimento, além de ter dormido por no mínimo seis horas na noite anterior. Também é recomendável que evite alimentos gordurosos nas últimas 4 horas anteriores ao procedimento.


Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no InstaFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.