Ministros do STF votam pela 1ª absolvição de réu envolvido no 8 de janeiro
Além do réu em situação de rua, mais 14 pessoas condenadas serão julgadas nesta sexta-feira (15)
Após voto do ministro Alexandre de Moraes, a maioria do Supremo Tribunal Federal (STF) deciciu absolver, pela primeira vez, um dos réus denuncia dos por participação nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023, na Praça dos Três Poderes, em Brasília. A votação ocorreu na noite dessa quinta-feira (14/3).
Geraldo Filipe da Silva foi preso em flagrante, à época, mas as defesas alegam que o suspeito, na verdade, é uma pessoa em situação de rua que apenas estava nas proximidades do ato. Ele chegou a ser agredido por bolsaristas, inclusive, que o jugaram como um "petista infiltrado".
No plenário do STF, os ministros argumentam que “não há elementos probatórios suficientes que permitam afirmar que o denunciado se uniu à massa, aderindo dolosamente aos seus objetivos, com intento de tomada do poder e destruição do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal”.
Outras 14 pessoas também serão julgadas nesta sexta-feira (15). Todos foram denunciados pela Procuradoria-Geral da República (PGR), por cinco crimes: abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, deterioração de patrimônio tombado e associação criminosa.
*Com informações da Agência Brasil
LEIA MAIS: Presos na colônia penal de Castelo Branco recebem serviços jurídicos da Defensoria Pública
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!