Geral

Uso de câmera corporal no Rio reduz letalidade; operação na Bahia foi adiada para março

Mortes por ação policial caíram 45% em janeiro no Rio de Janeiro

Por Da Redação

Uso de câmera corporal no Rio reduz letalidade; operação na Bahia foi adiada para marçoDivulgação
As mortes por intervenção de policiais caíram 45% em janeiro no estado do Rio de Janeiro em comparação com o mesmo mês de 2023, segundo dados divulgados pelo Instituto de Segurança Pública (ISP). Para o pesquisador do Laboratório de Análise da Violência da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Robson Rodrigues, essa queda está relacionada ao início do uso de câmeras corporais por policiais militares e civis no estado. Os dados foram divulgados nessa segunda-feira (26/2).
Em janeiro, policiais do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) da Polícia Militar e da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) da Polícia Civil  passaram a usar câmeras operacionais portáteis em seus uniformes. A Secretaria de Estado da Polícia Militar informou que já implantou 12.719 aparelhos para o uso dos agentes em serviço.
Ainda segundo os dados do ISP, em janeiro, o índice de letalidade violenta no estado do Rio caiu 15% em relação ao mesmo mês de 2023. O indicador, que engloba homicídio doloso, lesão corporal seguida de morte, roubo seguido de morte e morte por intervenção de agentes do Estado, apresentou o menor número de vítimas desde 1991, quando teve início a série.
BAHIA
Na Bahia, o uso das câmeras em uniformes de policiais estava prevista, inicialmente, para o Carnaval. Mas, em janeiro, o secretário de Segurança Pública da Bahia, Marcelo Werner, anunciou o adiamento do início da operação. De acordo com o chefe da pasta, o adiamento ocorreu em função do prazo de 60 dias para entrega das câmeras, previsto no contrato assinado com a fornecedora dos equipamentos no fim de dezembro de 2023.
"A gente pediu para a empresa verificar se teria como atender isso, mas o prazo em edital tem que ser seguido. Não adianta a gente atropelar os passos. Fazemos as coisas da forma mais correta que tem que ser", afirmou em entrevista ao QVP, da TV Aratu. Segundo Werner, o prazo começou a contar a partir do dia 1º de janeiro – desta forma, a previsão é que as câmeras sejam instaladas no início de março.
* Com informações da Agência Brasil
LEIA MAIS: Homem é encontrado morto em contêiner de lixo no bairro de Castelo Branco, em Salvador
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no InstaFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.