Concessionária da ponte Salvador-Itaparica faz nova sondagem para construção de pilares
Montagem de canteiros para a construção da ponte está prevista para 2025 e a conclusão da obra, para 2028
Matheus Landim | GOVBA
A concessionária responsável pela construção, operação e manutenção da ponte Salvador-Itaparica iniciou nesta quarta-feira (21/2) a sondagem do terreno onde será instalado um dos pilares da estrutura, na capital baiana. A sondagem no município de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica, começou em janeiro e já foi concluída. Com as amostras dos terrenos, a concessionária vai definir como será a fundação da ponte.
A próxima etapa é a sondagem no mar, que deve começar em março. A finalização do processo de coleta de amostras do solo deve terminar em dezembro deste ano. De acordo com a previsão do governo da Bahia os canteiros começarão a ser montados no início do ano que vem. A projeção é que a ponte seja concluída em 2028.
A PONTE
De acordo com o governo, a ponte Salvador-Itaparica terá 12,4 quilômetros e será a maior da América Latina. O custo total é previsto em R$ 9 bilhões e é fruto de uma parceria entre a gestão estadual e um consórcio chinês formado por duas empresas de construção: a China Railway 20th Bureau Group Corporation (CR20) e a China Communications Construction Company (CCCC). A concessão é de 35 anos e inclui construção, operação e manutenção do equipamento.
A estimativa do governo da Bahia é que a distância entre Salvador a região sul da Bahia seja reduzida em 100 quilômetros quando a ponte for concluída. Além da estrutura, outros equipamentos serão construídos, como um conjunto de viaduto e túneis paralelos na Cidade Baixa e uma nova via expressa de 22 quilômetros na região de Mar Grande até Cacha Pregos. Um trecho da BA-001 entre Cacha Pregos e a Ponte do Funil será duplicado.
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A estimativa do governo da Bahia é que a distância entre Salvador a região sul da Bahia seja reduzida em 100 quilômetros quando a ponte for concluída. Além da estrutura, outros equipamentos serão construídos, como um conjunto de viaduto e túneis paralelos na Cidade Baixa e uma nova via expressa de 22 quilômetros na região de Mar Grande até Cacha Pregos. Um trecho da BA-001 entre Cacha Pregos e a Ponte do Funil será duplicado.
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