Geral

'Tem respaldo estatutário', afirma Padre Edson sobre suspensão de intervenção na Irmandade do Senhor do Bonfim

Em maio, a Irmandade do Senhor do Bonfim convocou reunião emergencial para tratar de mudanças nos poderes instituídos ao padre

Por Lucas Pereira

'Tem respaldo estatutário', afirma Padre Edson sobre suspensão de intervenção na Irmandade do Senhor do BonfimIlustrativa/Lara Linhares -TV Aratu

Com a liminar que suspendeu a intervenção promovida pela Arquidiocese de Salvador na Irmandade Devoção do Senhor do Bonfim, a disputa iniciada em maio ganhou mais um desdobramento. A medida assinada pelo Arcebispo Dom Sérgio da Rocha, no mês de agosto, nomeou o Cônego José Abel Carvalho Pinheiro para intervir na Irmandade e avaliar a situação entre o grupo e o reitor da Basílica do Bonfim, Padre Edson Menezes. Nessa terça-feira (7/11), uma decisão da 6ª Vara Cível de Salvador derrubou a ação arquidiocesana.


A decisão, assinada pelo juiz Carlos Cerqueira Jr, acata um pedido de membros da irmandade contra a intervenção. Em entrevista ao Aratu On, Padre Edson afirmou que “a intervenção tem o respaldo estatutário, pois, no Estatuto da Devoção [do Senhor do Bonfim], o Cardeal é a autoridade máxima e é aquela autoridade decidida”.


Segundo o religioso, a intervenção do Cardeal pode acontecer “em qualquer situação em que não haja um consenso e não haja um entendimento”, bem como atentou ao fato de que “a devoção do Senhor do Bonfim é uma organização religiosa, portanto, ela deve ser conduzida pelo Direito Canônico”.


RELEMBRE O CASO


Em maio deste ano, a Irmandade do Senhor do Bonfim lançou um edital para convocar uma reunião emergencial com o objetivo de tratar de mudanças nos poderes instituídos ao reitor do templo. Para alguns voluntários, o padre estaria sendo vítima de perseguição por parte de alguns membros da Irmandade.


No edital, a irmandade proibia que o padre Edson Menezes realizasse coletas de doações dos fiéis e fechou as lojas que vendiam acessórios e objetos religiosos de devoção ao Senhor do Bonfim, criadas e comandadas pelo sacerdote. Além disso, limitava ações administrativas, sociais e religiosas do padre.


“Quero esclarecer que não é um problema da Irmandade como um todo. São algumas pessoas, precisamente, 14 ou 15 pessoas que realmente não vivem o dia a dia da Igreja do Bonfim. São pessoas que, na verdade, não me conhecem, não sabem do trabalho que nós realizamos”, desabafou o Padre ao Aratu On.


O sacerdote, que também não concordou com a decisão, atribuiu a questão ao que chamou de “inveja, preconceito e disputa de poder”. “Mas, eu não estou aqui para disputar poder com ninguém. Eu tenho poder do ministério sacerdotal que me foi dado pela Igreja e eu estou aqui para cumprir uma missão”, disse à reportagem da TV Aratu. Padre Edson Menezes está à frente da Basílica do Senhor do Bonfim há 16 anos.


Ele acredita que “interesses particulares” motivaram a ação contra ele, em uma espécie de ação contrária ao trabalho feito à frente da Igreja do Bonfim. “Eu entendo que é também uma reação contrária a todo trabalho que eu venho fazendo e que certamente essas pessoas não concordam. Porque são preconceituosas, intolerantes e não compreendem essa missão e particularidade da Igreja do Bonfim, essa abertura que nós fomos oferecendo com o passar do tempo.”


No último dia 28 de outubro, foram eleitos os novos membros da diretoria da Devoção. Eles foram escolhidos por voto e aguardam a oficialização, que ocorre por meio do decreto de nomeação assinado pelo Cardeal Dom Sergio da Rocha.


SAIBA MAIS:


Após anúncio de Irmandade sobre retirada de “poderes” do Padre Edson Menezes, sacerdote fala de inveja


Cardeal decreta intervenção na Irmandade da Igreja do Bonfim; entenda o caso


Irmandade do Senhor do Bonfim quer tirar ‘poderes’ do padre Edson Menezes; movimento contra edital surge


Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no InstaFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.