Geral

Bahia registra quase 40 feminicídios no primeiro semestre de 2023

Estado teve o maior número de homicídios de mulheres por violência doméstica ou discriminação de gênero no Nordeste entre janeiro e maio

Por Flávia Alexandre

Bahia registra quase 40 feminicídios no primeiro semestre de 2023ilustrativa/ I Stock
De janeiro a maio de 2023, a Bahia atingiu o marco de mais de 40 feminicídios e é o estado do Nordeste que mais acumula vítimas desse tipo de crime, resultante de violência doméstica ou discriminação de gênero. Dos dias 21 a 27 de maio, ao menos cinco mulheres foram assassinadas na Bahia com indicativos de feminicídio.
A equipe de reportagem da TV Aratu conversou com algumas famílias que tiveram mulheres mortas por este delito. Uma mulher, identificada como Priscila, afirma que a mãe, Janaína, foi morta pelo ex-companheiro em 2017. "Ela tinha várias queixas contra ele, que, inclusive, foi preso uma vez em Lauro de Freitas em flagrante porque agrediu ela [Janaína] no meio da rua", disse a filha vítima.
Ainda de acordo com Priscila, a mãe se afastou totalmente da família quando ainda mantinha um relacionamento com o homem, já que ninguém o aceitava como seu companheiro, por conta das agressões e violências sofridas.
A TV Aratu entrevistou uma psicóloga sobre o tema:
"Quando o comportamento da mulher incomoda muito um homem, principalmente comportamentos que representam algum tipo de independência - ela ter o próprio trabalho, ter o próprio dinheiro, ela se vestir como ela quiser - então, ele tem muito ciúme, está sempre desconfiado, sempre acha que ela está com outro. Então, a violência vai tendo uma escalada. Começa com discussões, que com o tempo se tornam mais intensas, de repente vem um grito, vem um xingamento, mas pra frente vem o soco na parede e a coisa vai se complicando".

Veja reportagem completa: 

Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no InstaFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.