Você sabe o que é PPI e a influência dele no preço dos combustíveis? O Aratu On explica
O chamado PPI diz respeito aos custos totais para importação de um produto
Desde o ano passado, o aumento sistemático no valor dos combustíveis é uma das maiores preocupações do presidente Jair Bolsonaro (PL), que, atrás nas pesquisas para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), vem responsabilizando uma série de atores pelos reajustes - ICMS, governos estaduais, pandemia ou a guerra na Ucrânia. Contudo, só a partir da última semana ele vem atacando um dos principais vilões do aumento: a política de preços adotada pela Petrobras.
A estatal adota, desde 2016, o chamado Preço de Paridade Internacional (PPI). A medida foi proporcionada pelo ex-presidente Michel Temer (MDB) e segue em vigência.
O chamado PPI diz respeito aos custos totais para importação de um produto. Trata-se de uma referência que é calculada com base no preço de aquisição do combustível mais os custos de sua entrega, incluindo transporte e taxas portuárias.
Ou seja: o mercado internacional dita o preço do combustível. Mas a crítica é a seguinte: por que o mercado internacional, em dólar, dita o preço da gasolina no Brasil, que tem o real como moeda e, naturalmente, é desvalorizado em relação à moeda americana? O Aratu On desta semana explica estas questões. Veja abaixo!
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no Instagram, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!