Sesab alega falhas e não divulga boletim da Covid-19 no estado há quatro dias; número estava em aumento
O problema afeta diversos estados brasileiros e já foi reportado pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).
Nesta segunda-feira (6/6), completam-se quatro dias em que a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) não divulga o boletim com os dados da Covid-19 no estado. A pasta informou que uma falha no sistema e-SUS e SivepGripe do Ministério da Saúde, impede a atualização do número de novos casos da Covid-19 na Bahia.
O problema afeta diversos estados brasileiros e já foi reportado pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). "Infelizmente, após o lançamento da nova versão do e-SUS Notifica e SivepGripe pelo Ministério da Saúde, erros e instabilidades tornaram-se recorrentes", reforça a pasta.
O último boletim foi divulgado na última quinta-feira (2/6). Na época, o estado possuia 953 casos ativos, contra 860 no dia anterior e 759 nas 24 horas precedentes, mostrando uma tendência de crescimento da doença.
A Sesab prometeu que assim que ocorrer o reestabelecimento da conexão com o sistema ministerial, a secretaria disponibilizará para acesso público, a base de dados completa dos casos suspeitos, descartados, confirmados e óbitos relacionados ao coronavírus (Covid-19). Ela estará disponível em bi.saude.ba.gov.br/transparencia/.
Em um boletim divulgado no sábado, há atualização no número de vacinados. Até o momento, são 11.604.685 baianos com a primeira dose, 10.690.571 com a segunda dose ou dose única, 5.916.059 com a dose de reforço e 291.290 com o segundo reforço. Do público de 5 a 11 anos, 951.492 crianças já foram imunizadas com a primeira dose e 502.492 já tomaram também a segunda dose.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no Instagram, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!