Museu da Língua Portuguesa é reinaugurado após quase seis anos fechado em reforma por causa de incêndio
Presidentes de Cabo Verde e Portugal participaram da cerimônia
O Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, foi oficialmente reinaugurado neste sábado (31/7), quase seis anos depois de um incêndio em 2015 que destruiu parte do prédio.
O espaço fica localizado junto à Estação da Luz, no centro paulistano. Ele foi reconstruído quase seis anos após ser atingido por um incêndio, em 21 de dezembro de 2015. A visitação para o público em geral começará neste domingo (1/8).
O evento contou com a presença dos presidentes de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, e Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, dos ex-chefes de Estado brasileiros Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e Michel Temer (MDB), de Jomo Fortunato, ministro da Cultura, Turismo e Ambiente de Angola, e Florêncio Mariano da Conceição e Almeida, embaixadores de Moçambique e do Timor Leste no Brasil e outras autoridades. Já o Governo Federal não mandou representante.
Foram investidos cerca de R$ 85 milhões nas obras de reconstrução com diversos apoiadores privados e do governo do estado de São Paulo e do governo federal, pela Lei de Incentivo à Cultura. As obras começaram em 2017 e foram acompanhadas pelos órgãos federais, estaduais e municipais de proteção do patrimônio histórico e artístico.
“Este é o primeiro museu do mundo dedicado a um idioma e que está de volta depois de um longo período de reforma. (...) Voltou melhor, com mais recursos, mais tecnologia, ampliado e fortalecido com todos os cuidados que foram objeto dessa reconstrução do museu”, declarou o governador de São Paulo, João Doria.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.