Sem identificar, OMS pede cautela a países que vão receber eventos de grande porte diante pandemia
Brasil sediará a Copa América, que será realizada entre os dias 13 de junho e 11 de julho
Sem citar nação em específico, o chefe do programa de emergências da Organização Mundial da Saúde (OMS), Mike Ryan, pediu cautela nesta segunda-feira (7/6), aos países que vão receber eventos de grande porte durante a pandemia de Covid-19.
Segundo a CNN, no discurso, o funcionário da agência afirmou que o país-sede precisa ter certeza que consegue fazer um controle de riscos. Caso o contrário, ele sugere que a decisão precisaria ser reconsiderada.
"Grandes eventos esportivos internacionais são complexos e requerem uma clara estimativa de riscos e o gerenciamento desses riscos", disse Ryan. "Entendemos que os riscos podem ser reduzidos, mas dificilmente chegam a zero."
"Se não houver garantias de gerenciamento de risco, os países certamente deveriam reconsiderar suas decisões em receber qualquer evento que reúne grande número de participantes", concluiu.
A Copa América será realizada no Brasil entre os dias 13 de junho e 11 de julho. O evento terá início no domingo (13) com a partida entre Brasil e Venezuela, às 18h, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília.
A organização da competição durante uma fase de agravamento da pandemia da Covid-19 provocou debate entre jogadores, dirigentes esportivos e autoridades brasileiras, principalmente depois de o país ter sido escolhido como sede após a desistência da Argentina, que justificou a sua decisão com base na situação da pandemia. Já o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, acredita não haver riscos em sediar a competição caso os protocolos sejam respeitados.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.