Ranking aponta que mais de meio milhão de pessoas não voltaram para tomar a 2º dose da vacina; Bahia está em 11º
O levantamento levou em consideração apenas as doses da vacina Coronavac, produzida pela farmacêutica chinesa Sinovac em parceria com o instituto Butantan.
No Brasil, mais de meio milhão de pessoas que receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19, não retornaram para receber a segunda dose do imunizante. Os dados foram levantados pelo jornal Folha de SP e mostram um abandono vacinal de 14,3%.
O levantamento levou em consideração apenas as doses da vacina Coronavac, produzida pela farmacêutica chinesa Sinovac em parceria com o instituto Butantan. Para esse imunizante, o intervalo é calculado entre 14 e 28 dias. Já para a vacina de Oxford/Astrazeneca, o intervalo é de 90 dias, e portanto, os dados só podem ser calculado no final de abril, levando em conta o início da vacinação no país.
Ainda conforme a Folha, os números assustam porque a Coronavac é a principal vacina contra o novo coronavírus em uso no Brasil. A cada 10 vacinados, 7 tomaram o imunizante do Butantan. Segundo cientistas, esse abandono da segunda dose pode comprometer a proteção dada pela vacina.
O estado com o maior número de pessoas que não voltaram para tomar a segunda dose da vacina é o Amazonas, com taxa de abandono de 31,31%. Roraima vem logo em seguida, com 26,12%. A Bahia está em 11º lugar, com 15,17%.
Já os estados com menores taxas de abandono foram Rio Grande do Norte, com 6,69% e Alagoas, com 6,34. Os dados foram extraídos do sistema de informações do Ministério da Saúde, o DataSUS. Veja:
Imagem: reprodução/UOL
LEIA MAIS: Mais de 800 mil pessoas já se recuperaram da Covid-19 na Bahia; confira boletim
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.