Prova de vida dos aposentados é novamente suspensa pelo governo até 31 de maio
O governo decidiu prorrogar mais uma vez a suspensão da exigência de recadastramento anual de servidores aposentados, pensionistas e anistiados políticos civis do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que recebem pelo Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (Siape), popularmente chamada prova de vida.
O procedimento anual é obrigatório para que os segurados não tenham o benefício bloqueado. Entretanto, por conta da pandemia do novo coronavírus, a suspensão da prova de vida foi determinada em março passado e desde então vem sendo prorrogada. A medida visa proteger esse público mais vulnerável que faz parte do grupo de risco para agravamento da doença.
A nova norma publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (16/3) prorroga até 31 de maio a suspensão do procedimento. No fim deste prazo, os beneficiários que foram dispensados neste período de suspensão deverão realizar o recadastramento para dar continuidade dos pagamentos. Vale lembrar que a decisão não é válida para aqueles que tiveram com o benefício suspenso.
Nesse caso, o beneficiário precisará comparecer à agência bancária onde recebe os pagamentos para fazer o recadastramento.
LEIA MAIS: Queiroga descarta lockdowns como política contra Covid-19; "utilizados em situações extremas"
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.