Município baiano na Chapada Diamantina completa sete anos sem registro de morte violenta
Município baiano na Chapada Diamantina completa sete anos sem registro de morte violenta
O município baiano de Abaíra, situado na região da Chapada Diamantina, completou, nesta última segunda-feira (4/1), sete anos sem registros de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs), ou seja, sem homicídio doloso, lesão corporal seguida de morte ou latrocínio. Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), o último crime contra a vida na cidade ocorreu no dia 4 de janeiro de 2014.
De acordo com o comandante de Policiamento da Região Integrada de Segurança Pública (Risp) Chapada, coronel Valter Araújo, a ausência de crimes violentos na região é resultado de ações preventivas realizadas pela PM. "Além da área urbana, as nossas patrulhas também acontecem nos povoados localizados em ambientes rurais. É por meio delas que localizamos armas, drogas e outros materiais ilícitos. Dessa forma, consequentemente, junto com a Polícia Civil, conseguimos preservar vidas", explicou.
O estado da Bahia, no entanto, continua figurando entre os mais violentos do país. Segundo o Monitor da Violência, com dados obtidos pelo G1, em parceria com o Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV-USP) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, a Bahia foi o estado brasileiro com o maior número de assassinatos entre janeiro e setembro de 2020, com 3.832 mortes.
Com relação à taxa por 100 mil habitantes, a Bahia ocupa a sexta colocação no país, com índice de 25,8, atrás apenas de Ceará (33,4), Pernambuco (29,6), Rio Grande do Norte (28.3), Alagoas (26,7) e Sergipe (26,2). Os dados foram divulgados em novembro do ano passado.
LEIA MAIS: Homem morre e mulher é hospitalizada após ataque de abelhas na Bahia
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.