Bahia é o estado do Nordeste que mais fez transplantes de rim em 2020
Bahia é o estado do Nordeste que mais fez transplantes de rim em 2020
A Bahia ocupa a primeira posição do Nordeste em número de transplantes renais, realizados entre os meses de janeiro e novembro de 2020. Segundo o governo estadual, nesse período, já foram realizados 224 transplantes, sendo 217 de doador cadáver e 7 de doar vivo.
Conforme a enfermeira Carolina Sodré, coordenadora de Central de Órgãos do Estado, apesar da pandemia de Covid-19, iniciado no mês de março, foi possível realizar um número explessivo de transplantes de órgãos na Bahia.
“Durante a pandemia de Covid-19, a Central de Transplantes vem adotando todas as medidas de segurança recomendadas pelos órgãos responsáveis, garantindo a continuidade do programa de transplante, sendo o único estado do Nordeste que não interrompeu suas atividades de transplante renal e hepático, bem como manteve o serviço de acolhimento, entrevista familiar e captação de órgãos, garantindo o direito das famílias que tinham a intenção de ser doadoras”, explica Carolina.
A coordenadora do Sistema Estadual de Transplantes, Rita Pedrosa, afirma, também, que a taxa de negativa familiar diminuiu. “Progressivamente estamos reduzindo a taxa de negativa familiar, que já alcançou 76% e hoje está na casa de 54%. Nosso objetivo foi manter acesa a chama do transplante, para que pudéssemos dar continuidade à atividade, mesmo nesse momento difícil para a saúde”, diz.
Atualmente, 505 pessoas estão na fila para transplante renal na Bahia. O procedor pode ser realizado em Salvador, nos hospitais Ana Neri, Geral Roberto Santos, Português, São Rafael, Cárdio Pulmonar e Martagão Gesteira (esses dois últimos recém habilitados); em Feira de Santana, nos hospitais Dom Pedro de Alcântara e Emec; e em Vitória da Conquista, no hospital IBR.
LEIA MAIS: Último Sabadão Solidário de 2020 do Hemocentro Regional de Barreiras acontece neste sábado
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.