Chamado de "Um Passo à Frente", programa que reduz amputações por conta da diabete é iniciado na Bahia
Chamado de "Um Passo à Frente", programa que reduz amputações por conta da diabete é iniciado na Bahia
A Secretaria de Saúde de Mata de São João deu início neste mês ao programa "Um passo à frente", que tem como objetivo o de reduzir o número de amputações decorrentes da falta de controle da diabetes. A ação é uma parceria com o Governo do Estado, através do "Sala do pé diabético".
O município, a 62 km de Salvador, tem cerca de 1.700 diabéticos. Os pacientes passam regularmente por uma série de procedimentos, diagnósticos e de orientações, para evitar o agravamento da doença.
A unidade da Sede do município conta com uma enfermeira e uma técnica de enfermagem responsáveis, que foram capacitadas pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) para atender essas pessoas. A sala tem equipamentos específicos para diagnóstico do pé diabético e de complicações vasculares.
O programa avalia os pacientes para identificação de possíveis problemas e, caso necessite de acompanhamento médico, eles são encaminhados para os seu Posto de Saúde da Família. Uma unidade será inaugurada ainda no final deste mês em Praia do Forte, para atender também a população do Litoral.
LEIA MAIS: Homem é executado em ponto de ônibus na Avenida Suburbana, em Salvador
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.