Prefeito que morreu na véspera da eleição vence disputa com 60% dos votos em Minas Gerais
Prefeito que morreu na véspera da eleição vence disputa com 60% dos votos em Minas Gerais
Moradores da cidade de Passa Quatro, em Minas Gerais, reelegeram com 60,8% dos votos o atual prefeito Antônio Claret Mota Esteves (PV) neste domingo (15/11). Antônio tinha 62 anos e morreu na noite do sábado (14/11), depois de ficar 15 dias internado após sofrer um infarto.
O político era muito querido na localidade. Ele chegou a ser o prefeito eleito mais novo da história de Passa Quatro, aos 28 anos, em 1986. Ele ainda foi vereador, presidente da Câmara, vice-prefeito e prefeito em duas ocasiões. O corpo de Claret foi sepultado no domingo, no cemitério municipal.
O Partido Verde chegou a realizar uma solicitação para a substituição do nome de Claret nas urnas eletrônicas, ainda na noite de sábado. Conforme o pedido do partido, Henrique Nogueira Gonçalves seria o novo candidato a prefeito e Marco Torres permaneceria como vice na chapa. Entretanto, as urnas já estavam lacradas e não houve tempo para substituição do nome e da foto de Claret.
Esteves recebeu 5.638 votos, Betinho Paiva (DEM) foi o segundo colocado, com 35,61% dos votos (3.302). Em terceiro lugar ficou Dr. Aledson (PSC), que teve 333 votos (3,59%). A cidade ainda teve 666 votos nulos e outros 244 brancos.
A lei eleitoral permite a troca de candidatura após o prazo 20 dias antes do pleito em caso de morte. Segundo o advogado da chapa, todo o trâmite foi feito de forma correta para permitir a substituição. Caso o pedido seja aceito, os votos destinados a Antônio Claret vão para Henrique Nogueira Gonçalves. Caso seja indeferido, os votos serão anulados.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.