Brasil: São Paulo e Rio de Janeiro lideram índices de abstenções no primeiro turno das eleições
Brasil: São Paulo e Rio de Janeiro lideram índices de abstenções no primeiro turno das eleições
Os estados de São Paulo e Rio de Janeiro tiveram os maiores índices de abstenções de eleitores, no primeiro turno das eleições, que ocorreu neste domingo (15/11). No total, foram 27,3% eleitores que se abdicaram do voto em SP e 28% no Rio.
Já os estados que registraram as menores abstenções foram Piauí (15,4%), Paraíba (15,7%), Ceará (16,9%) e Amazonas (19%).
O resultado final da apuração mostrou também que cerca de 147 milhões de pessoas estavam aptas a votar, mas 34,1 milhões de eleitores não votaram. Votos brancos somaram 3,9 milhões e nulos, 7 milhões.
Nas eleições municipais de 2016, a abstenção foi de 17,5% do eleitorado de todo o país. Já em 2020, a abstenção total no Brasil foi de 23,1%.
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, disse que esperava que o número de eleitores faltosos seria de aproximadamente 30%, devido à pandemia. "Queria cumprimentar o eleitorado brasileiro, que compareceu em massa, apesar das circunstâncias", declarou. O segundo turno das eleições será realizado no dia 29 de novembro.
LEIA MAIS: Domingo de eleições é o que registrou mais mortes em Salvador e RMS em novembro; veja dados
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.