Geral

Ato por  Mariana Ferrer em Salvador coleta centenas de assinaturas para carta pela integridade das mulheres

Ato por  Mariana Ferrer em Salvador coleta centenas de assinaturas para carta pela integridade das mulheres

Por Da Redação

Ato por  Mariana Ferrer em Salvador coleta centenas de assinaturas para carta pela integridade das mulheresleitor/Aratu On


Centenas de mulheres e homens se reuniram na tarde do sabado (7/11) na  Praça da Piedade, no centro de Salvador, em solidariedade a jovem Mariana Ferrer, que teve o caso julgado pela justiça de Santa Catarina como estupro culposo, sentença sem precedência no Brasil. O ato ocorreu simultaneamente em várias capitais do pais pelo movimento #JustiçaPorMariFerrer.


Uma das ações ocorridas durante a manifestação na capital baiana foi a assinatura da Carta-Manifesto pela Integridade Física e Moral de Todas as Mulheres do Brasil. O documento, criado pela Marcha do Empoderamento Crespo, é símbolo de compromisso com a defesa e criação de políticas públicas que promovam a igualdade de gênero.


O objetivo da carta é mobilizar membros da sociedade civil, movimentos sociais, parlamentares e candidatos à prefeitura e Câmara de Vereadores de Salvador para que as autoridades públicas priorizem o tema. Assim como a criação de salas lilás em todas as delegacias da capital baiana, a fim de atender e acolher as vítimas de violência.


Além disso, a carta defende a extensão do horário de funcionamento das Delegacias Especializadas em Atendimento às Mulheres (DEAM) e a instalação da Casa do Abrigo para  amparar temporariamente as pessoas que precisem sair da residência do agressor. 


“Minha voz é a voz de muitas mulheres, que, infelizmente, têm esse lugar de dor e de silêncio, sobretudo as negras. Fui vítima de violência e essa experiência marcou minha vida com dor e com revolução. Estou aqui como Naira e como Marcha que organiza mulheres e jovens para o enfrentamento do racismo e machismo a partir da estética, que é o corpo inteiro, o físico e não físico, sentimento, dor, emoção, esperança. A Marcha está aqui para defender nosso direito como mulheres e das que estão por vir, das gerações futuras. Estamos nos candidatando por esse mesmo motivo, queremos garantir que a casa legislativa tenha a cara do povo”, defendeu a  cofundadora da Marcha do Empoderamento Crespo, a antropóloga e candidata a vereadora Naira Gomes.


Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 1 em cada 3 mulheres em todo o mundo já sofreram algum tipo de violência física ou sexual, seja em casa, em suas comunidades ou mesmo no ambiente de trabalho. Já  taxa de feminicídio de mulheres não negras teve crescimento de 4,5% entre 2007 e 2017, a taxa de homicídios de mulheres negras cresceu 29,9% no mesmo período, sendo o'Atlas da Violência 2019. 


LEIA MAIS: Ministério Público denuncia pais de adolescente suspeita de assassinar amiga de 14 por homicídio e corrupção de menor


Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.




Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003




 


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.