Erro de piloto e mau tempo provocaram acidente que matou Gabriel Diniz, diz relatório da FAB
Erro de piloto e mau tempo provocaram acidente que matou Gabriel Diniz, diz relatório da FAB
A queda do avião que provocou a morte do cantor Gabriel de Diniz, 28 anos, foi provocada por condições meteorológicas adversas e a indisciplina dos pilotos Linaldo Xavier e Abraão Farias, que também morreram.
A informação foi divulgada na quinta-feira (29/10) pela Força Aérea Brasileira (FAB), por meio de um relatório do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa). A aeronave caiu no Povoado Porto do Mato, no município de Estância, em Sergipe, em maio de 2019, ficando completamente destruída. Piloto e os passageiros sofreram lesões fatais e morreram no local.
Conforme o documento, a Piper Cherokee PT-KLO, fabricada em 1974, que transportava o sertanejo, não estava equipada com radar meteorológico e não era certificada para voar sob Regras de Voo por Instrumentos, ou autorizada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) a operar sem Condições de Voo Visual.
Além disso, segundo o Cenipa, os profissionais tomaram atitudes consideradas erradas durante a operação da aeronave, pois não avaliaram adequadamente os parâmetros para a operação e optaram por prosseguir com o voo, apesar das condições meteorológicas desfavoráveis.
O fato de "transportar um artista que possuía compromissos familiares no destino tornou-se um dado relevante para a tomada de decisão, em detrimento a relevantes aspectos relativos à manutenção da segurança da operação", apontou o laudo.
Linaldo Xavier tinha 83h50 de experiência de voo e possuía licença de Piloto Privado Avião, em curso realizado no Aeroclube de Alagoas, em 2017, e estava com a habilitação de Avião Monomotor Terrestre válida. Ele era qualificado apenas para realizar o voo em rota em condições estritamente visuais.
LEIA MAIS: Rede estadual de ensino da Bahia dá férias a professores e é criticada por sindicato; "unilateral"
LEIA MAIS: Bolsonaro pede desculpas por piada com cor de guaraná do Maranhão; "falei uns troços"
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003