STF nega pedido da defesa de Lula para suspender julgamento do caso do tríplex; análise acontecerá nesta terça-feira
STF nega pedido da defesa de Lula para suspender julgamento do caso do tríplex; análise acontecerá nesta terça-feira
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, negou pedido da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para suspender o julgamento do caso do tríplex no Guarujá, que corre no Superior Tribunal de Justiça (STJ) e está marcado para esta terça-feira (27/10), a partir das 14h.
De acordo com o portal Uol, os advogados queriam que o julgamento fosse suspenso até que a Corte analisasse o pedido de Lula para acessar acordos assinados entre autoridades dos Estados Unidos e a Petrobras, no âmbito da Operação Lava Jato. A defesa alegou que o acesso aos documentos se faz necessário para demonstrar a ausência de participação de Lula nos fatos apresentados contra ele.
"(...) Sendo assim, prima facie, não verifico ilegalidade evidente, razão pela qual, sem prejuízo de ulterior reapreciação da matéria no julgamento final do presente habeas corpus, indefiro a liminar", diz um trecho da decisão de Fachin.
Na sessão desta terça, os ministros da Quinta Turma do STJ analisarão um recurso apresentado pela defesa de Lula, por meio de embargos de declaração, pedindo redimensionamento e mudança do regime inicial de cumprimento da pena, além da redução do valor mínimo de indenização.Também serão julgados embargos de declaração apresentados pelo Ministério Púbico Federal (MPF).
Lula foi condenado a oito anos e dez meses de reclusão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. A pena foi estabelecida pela Quinta Turma do STJ em abril de 2019.
LEIA MAIS: Prefeitura de Feira de Santana autoriza reabertura de cinema e parque infantil; confira horários
Acompanhe todas as notícias sobre o coronavírus
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.