Filiada ao PT, servidora que chamou PM de "macaco" é defendida por presidente municipal; "cultura nordestina"
Filiada ao PT, servidora que chamou PM de "macaco" é defendida por presidente municipal; "cultura nordestina"
O presidente regional do Partido dos Trabalhadores (PT) do município de Curaçá, a 593 km de Salvador, Júlio Cézar Lopes, utilizou as redes sociais, no sábado (19/9), para divulgar uma nota, com o intuito de justificar a atitude de uma mulher, de 64 anos, detida no último dia 16 de setembro, após chamar um policial militar de macaco. O caso aconteceu no bairro do Vale dos Lagos.
A autora da agressão, Libânia Maria Dias Torres, é servidora do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) lotada na comarca de Curaçá, e, também, filiada ao PT. Em sua justificativa, o político inocenta a correligionária da acusação de racismo e ressalta que a expressão usada por ela, faz referência à “cultura nordestina e curaçaense, de Lampião de chamar policiais de Macaco”.
Libânia chegou a ser conduzida para uma delegacia, mas já está em liberdade provisória. A decisão, da juíza Ivana Carvalho Silva Fernandes, da Vara de Audiência de Custódia, ocorreu na quinta (17/9).
A fala petista repercutiu na Assembleia Legislativa da Bahia. O policial militar licenciado e deputado estadual, Capitão Alden (PSL), lamentou o posicionamento do PT de Curaçá. "Repudio veementemente toda e qualquer forma de desrespeito, injúria racial e racismo. Espero que recebem o merecido troco nas urnas, pois o povo não deve eleger ou reeleger partidos que compactuam com condutas criminosas!!!", disse nas redes sociais.
Também PM, o deputado estadual Soldado Prisco prometeu processar o PT. "Um absurdo que um partido dito dos trabalhadores, supostamente defensor dos direitos humanos, tenha como presidente de uma regional um cidadão que reitera atos declaradamente racistas praticados por servidora pública”, disparou.
LEIA MAIS: Zagueiro Anderson Martins é o primeiro reforço do Bahia da era Mano Menezes
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.