Geral

Desemprego no Brasil bate novo recorde: mais de 13,7 milhões de brasileiros estão procurando emprego

Desemprego no Brasil bate novo recorde: mais de 13,7 milhões de brasileiros estão procurando emprego

Por Da Redação

Desemprego no Brasil bate novo recorde: mais de 13,7 milhões de brasileiros estão procurando empregoMarcello Casal Jr / Agência Brasil

O número de pessoas procurando emprego aumentou em 1,1 milhão em uma semana, segundo a última pesquisa divulgada pelo Insitituto Brasileiro de Geografia e Estatística (18/9). O órgão avaliou a quarta semana de agosto e notou 13,7 milhões de desempregados, contra 12,6 milhões.


Esse é o maior número desde que a pesquisa - relacionada ao coronavírus - teve início, na primeira semana de maio. Uma das hipóteses é que as pessoas que ficaram desempregadas duramte a pandemia tenham voltado a procurar trabalho nas últimas semanas, quando começou a reabertura gradativa dos comércios de todo o país. O IBGE avalia que 14,3% da população está procurando emprego atualmente. 


A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Covid (Pnad Covid-19) estimou em 82,2 milhões a população ocupada do país na semana de 23 a 29 de agosto. O número é considerado estável em relação a semana anterior (82,7 milhões de pessoas), mas, se comparado a primeira pesquisa realizada, em maio, são 1,7 milhões de pessoas a menos trabalhando.  


O nível de ocupação ficou em 48,3%, considerado estável frente à semana anterior (48,6%). A taxa de informalidade, ou seja, pessoas que trabalham no mercado informal, foi de 34%, também estável em relação à penultima pesquisa, de 33,4%. 


Segundo o IBGE, cerca de 3,6 milhões (ou 4,4% da população ocupada) estavam afastados do trabalho na quarta semana de agosto devido ao distanciamento social. Na semana anterior, haviam 400 mil pessoas a mais. No começo da pandemia, em maio, 16,6 milhões de profissionais estavam afastados.


A população fora da força de trabalho, ou seja, que não estava trabalhando nem procurava por trabalho, foi de 74,4 milhões de pessoas. O número é considerado estável em relação à semana anterior, de 75 milhões.


SÍNDROME GRIPAL


Na semana de 23 a 29 de agosto, a Pnad Covid estimou que 11,3 milhões de pessoas apresentavam pelo menos um dos 12 sintomas associados à síndrome gripal: febre, tosse, dor de garganta, dificuldade para respirar, dor de cabeça, dor no peito, náusea, nariz entupido ou escorrendo, fadiga, dor nos olhos, perda de olfato ou paladar e dor muscular. 


São 1,1 milhão de pessoas a menos que na semana anterior, o que pode ser sinal de que os brasileiros estão se tornando mais imunes ao coronavírus. Cerca de 2,6 milhões de pessoas (ou 23,0% daqueles que apresentaram algum sintoma) procuraram estabelecimento de saúde em busca de atendimento (postos de saúde, equipe de saúde da família, UPA, Pronto Socorro ou Hospital do SUS ou, ainda, ambulatório /consultório, pronto socorro ou hospital privado).


LEIA MAIS: DEM frustra desejo de Targino Machado, abre mão de candidatura própria e cria racha em Feira de Santana


Acompanhe todas as notícias sobre o coronavírus.


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.