Gás encontrado na atmosfera do planeta Vênus indica sinal de vida, afirmam cientistas
Gás encontrado na atmosfera do planeta Vênus indica sinal de vida, afirmam cientistas
Pesquisadores da Europa e dos Estados Unidos publicaram um artigo nesta segunda-feira (14/9), na revista científica Nature Astronomy, onde afirmam ter encontrado possíveis sinais de vida em Vênus. O planeta, que é o mais próximo da Terra no Sistema Solar, possui uma superfície rochosa, nublada e acima dos 400 graus Celsius.
Os astrônomos descobriram que há na atmosfera do planeta a presença de fosfina ou fosfano. A substância é produzida por micróbios e pode ser usada como inseticida na Terra. Os pesquisadores afirmam ainda que a quantidade é dez mil vezes maior do que o limite que poderia ser gerado por processos não biológicos, levando os cientistas a sugerirem uma explicação microbiológica para o fato.
De acordo com os responsáveis pelo estudo, cabe agora à comunidade científica buscar explicações inorgânicas para a produção de tanta fosfina. Embora já se tenha teorizado a possibilidade de existir vida em Vênus, o planeta não atraiu grande interesse dos cientistas nesse sentido. Por isso, diferentemente de Marte, Vênus não foi alvo de expedições e investigações exaustivas.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.