Geral

Ex-escrevente do cartório de Canavieiras é condenada a nove anos de prisão por falsificação e corrupção passiva

Ex-escrevente do cartório de Canavieiras é condenada a nove anos de prisão por falsificação e corrupção passiva

Por Da Redação

Ex-escrevente do cartório de Canavieiras é condenada a nove anos de prisão por falsificação e corrupção passiva divulgação/Polícia Civil

Uma ex-escrevente do Cartório do Tabelionato de Notas de Canavieiras foi condenada a nove anos e oito meses de prisão. Segundo o Ministério Público da Bahia (MP-BA), Alexandra Campos Vasconcelos usou o cargo no órgão para cometer os crimes de falsificação de documento público, falsidade ideológica, supressão de documento, peculato (desvio de recurso público) e corrupção passiva.


A decisão da juíza Karina Silva de Araújo foi publicada nesta última quinta-feira (3/8), mas a denúncia havia sido apresentada pelo MP em janeiro de 2019. Na época, foram cumpridos mandados de prisão temporária e busca e apreensão pela 'Operação Domus', em Canavieiras. Alexandra foi flagrada em sua residência com documentos públicos, a exemplo de escrituras e folhas soltas de livros de cartórios, com matrículas de imóveis.


Segundo a promotora de Justiça Mayanna Ferreira Ribeiro, a ex-escrevente tinha poderes para praticar os atos da serventia, como assinar reconhecimento de firma, autenticação, certidão e procuração, exceto escritura, testamento, ata notorial e inventário. Conforme a investigação, Alexandra cobrou pagamentos de tributos gerados pela transmissão de imóveis, mas não recolheu os impostos e taxas aos cofres públicos, se apropriando dos valores. Ela também inseriu em documento público dados falsos, fazendo constar em escritura anotações relativas a livro, folha, ordem e protocolo de imóvel diferentes do que constava no livro de escritura, além de receber vantagem financeira indevida para providenciar escrituras.


Na sentenção, a juíza registrou que, durante a fase preliminar da investigação, a ex-escrevente confessou vários crimes e afirmou que, desde o ano de 2012, inseria informações falsas em documentos públicos. Inicialmente, Alexandra cumprirá a pena em regime fechado.


LEIA MAIS: Delegada Maria Selma comenta exoneração de cargo de diretoria; "eu vou voltar"


Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.