Geral

PIB tem queda histórica 9,7% no segundo trimestre; recuo é o menor desde 1996

PIB tem queda histórica 9,7% no segundo trimestre; recuo é o menor desde 1996

Por Da Redação

PIB tem queda histórica 9,7% no segundo trimestre; recuo é o menor desde 1996Marcelo Casal Jr / Agência Brasil

O Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país, teve uma queda histórica no no segundo trimestre deste ano. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a diminuição foi de 9,7% na comparação com o trimestre anterior, a maior queda desde 1996, quando o valor começou a ser medido pelo órgão.


Os dados foram divulgados nesta terça-feira (1/7) e são referentes aos meses de abril, maio e junho. Se comparado com o mesmo período de 2019, o PIB apresenta variação ainda maior, de -11,4%, também considerada a maior variação anual desde 1996. Considerando todo o primeiro semestre de 2020, o valor caiu 5,9% em relação ao ano anterior. 


LEIA MAIS: Praias de Salvador podem ser reabertas para prática de esportes; "deve acontecer em breve", diz Prefeito


Para o IBGE, o PIB foi afetado pelas medidas de distanciamento social para controle da pandemia de Covid-19, aque começaram a ser adotados em meados de março. Segundo a Agência Brasil, do Governo Federal, o indicador está no mesmo patamar do final de 2009, quando ocorreu o auge dos impactos da crise global provocada pela onda de quebras na economia americana.


A retração da economia brasileira resulta das quedas históricas de 12,3% na indústria e de 9,7% nos serviços. Somados, indústria e serviços representam 95% do PIB nacional. Já a agropecuária cresceu 0,4%, puxada, principalmente, pela produção de soja e café.


Pelo lado da demanda, a maior queda foi no consumo das famílias (-12,5%), que representa 65% do PIB. O consumo do governo recuou 8,8% no segundo trimestre devido às quedas em saúde e educação públicas, segundo a coordenadora de Contas Nacionais do IBGE, Rebeca Palis.


Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.